20171213 EduardoBarattoLeonardi OperacaoNatalGuardaTransito 001
Foto: Eduardo Baratto Leonardi
O evento de assinatura da nova lei que regula a atuação da Guarda Municipal, nesta sexta-feira (24), teve seu horário adiado. A solenidade vai acontecer às 14h30min, no Paço Municipal, em frente à Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza, 150 - Centro). A legislação será atualizada em conformidade com a Lei Federal 13.022 de 2014, que estabelece os princípios para agentes da GM sobre proteção de direitos humanos, preservação da vida, patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade e garantia do porte de armas. No ato, também, será feita a apresentação do novo layout das viaturas da GM, que terão a adesivagem trocada.

Formação para novos membros da Guarda Municipal
Na próxima segunda-feira (27), às 10h, o Salão Nobre da Prefeitura será sede da aula inaugural do curso de formação integrada de novos agentes da GM, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). A partir da segunda aula, os encontros serão realizados na sede da SMSMU, no Seminário Claretiano. Vinte e três novos agentes - 13 de Esteio e 10 de Sapucaia do Sul - se encontrarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até a primeira quinzena de dezembro deste ano, totalizando 660 horas de curso.

Direitos humanos, primeiros socorros, legislação, prevenção e combate a incêndios, técnicas operacionais, armamento e tiro, saúde física e mental, ética e cidadania e suporte básico para a vida serão os conteúdos abordados em aulas teóricas e práticas. As lições serão ministradas por profissionais da SMSMU, secretários municipais, profissionais da Polícia Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal de Sapucaia do Sul.


Texto: Jean Monteiro