20180808 AdrianoRosadaRocha ColetaSeletiva Abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fará a divulgação de um projeto-piloto para a Coleta Seletiva no Bairro Tamandaré. Na sexta-feira (10), a partir das 8h30min, equipes da pasta e da Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Esteio (Cootre) passarão pelas casas do bairro informando a mudança, pelo período de 30 dias, na forma de recolher o material reciclado. A coleta passará a ocorrer todas as terças-feiras, sem a necessidade de cadastro junto à Prefeitura.

A medida será um teste para facilitar o descarte para os moradores, que não precisarão estar em casa para realizar a entrega dos resíduos para a Coleta Seletiva, bastando deixá-los na lixeira nas terças-feiras. No atual sistema de coleta, o caminhão vai até a porta da residência cadastrada e faz o recolhimento dos materiais.

Além disso, a SMMA fará o acompanhamento da quantidade do material recolhido para ver se a nova forma traz mais efetividade na coleta. Se aprovado, o novo modo de serviço será ampliado para a toda a cidade.

a Cootre tem uma parceria com a Prefeitura, que cede o espaço para o galpão de reciclagem e o caminhão para a coleta dos resíduos. O que é recolhido é encaminhado à cooperativa, gerando trabalho e renda para seus integrantes, por meio da separação, do processamento e da venda de materiais como plástico, papelão e alumínio.



Texto: Jean Monteiro