20180807 LucianaAbdur PalestraOngsEscolasEstaduais abre
Fotos: Luciana Abdur
A Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) realizaram, na manhã desta terça-feira (7), uma palestra para representantes de 34 escolas públicas, entidades e organizações não governamentais (ONGs) de Esteio. O objetivo da atividade foi explicar como as instituições podem aderir ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e participar como instituições habilitadas as receberem os recursos do programa. Atualmente sete entidades de Esteio recebem recursos via NFG, programa ao qual o Compra Premiada é vinculado.

O técnico tributário da Receita Estadual Adelar Vendruscolo foi o responsável por explicar ao público como o Programa NFG se desenvolve, porque existe e o que abrange. “Atualmente, temos quatro áreas contempladas, que são Educação em escolas públicas, Saúde com atendimento pelo SUS, Entidades de Assistência Social que trabalham com as pessoas e a área de Proteção aos Animais. Vamos mostrar quais são as vantagens em fazer parte do programa. No Nota Fiscal Gaúcha, ao mesmo tempo ganham as entidades e toda a comunidade, pois o cidadão concorre a prêmios e tem descontos no IPVA”, disse. Adelar ressaltou que o objetivo do programa é buscar coibir a sonegação de impostos. “Toda vez que nós compramos, quando pedimos a nota fiscal é a certeza de que o tributo vai chegar aos cofres públicos”, concluiu.

O vice-prefeito Jaime da Rosa parabenizou as secretarias envolvidas na organização do evento e salientou a importância de trazer para as instituições o conhecimento de informar o CPF nas compras.

A secretária municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, afirmou que capacitar e dar autonomia às ONGs que fazem e executam políticas públicas é um grande marco. “O poder público não tem mais a facilidade de captação de recursos como tinha antigamente, então é nossa responsabilidade executar isto, pois é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade”, finalizou.

A titular da SMF, Alice Grecchi, informou que a NFG foi concebida, especialmente, para que a sociedade passasse a auxiliar o poder público na fiscalização. “É fundamental que a sociedade participe e controle os serviços, porque é muito simples exigir o recibo”, disse.

O passo a passo a passo para a habilitação das entidades pode ser acessado no site do NFG.

 

 Nota Fiscal Gaúcha

Como participar
Acesse o site nfg.sefaz.rs.gov.br e cadastre-se (dados solicitados: nº CPF, data de nascimento, RG e nome da mãe)

No cadastro, você pode indicar entidades assistenciais para receberem parte dos recursos arrecadados e, ainda, indicar o time de coração

Depois, solicite ao atendente dos estabelecimentos comerciais para incluir o CPF na nota. Com isso, automaticamente, o cadastrado está concorrendo aos prêmios


Entidades sociais de Esteio para indicação

Assistência Social
Apae
Centro de Formação Teresa Verzeri
Sociedade Recreativa Cultural e Beneficente Flamengo

Educação
EEEM Jardim Planalto
Escola Técnica Estadual Bernardo Vieira de Mello
Escola Bairro do Parque

Saúde
Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio

 

Desconto no IPVA
De um a 40 documentos fiscais registrados: 1% de desconto
De 41 a 99 documentos fiscais registrados: 3% de desconto
A partir de 100 documentos fiscais registrados: 5% de desconto


Cadastro no Nota Fiscal Gaúcha - Passo a passo (clique nas imagens para ampliar)

.
Acesse o site nfg.sefaz.rs.gov.br e, na parte superior da página, clique em "Cadastrar-se". Na sequência, preencha as informações solicitadas e clique em cadastrar.
 

.

 

Em seguida, preencha o número do RG e o nome da mãe

 .

Complemente o cadastro com endereço e contatos e, também, o time de sua preferência

. 
Escolha as entidades sociais que receberão parte dos valores arrecadados com o programa. 

  

 

Texto: Luciana Abdur

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1