20180711 LucianaAbdur ReuniaoFederacaoMuayThai abre
Fotos: Luciana Abdur e Adriano Rosa da Rocha
Em agosto, Esteio sediará pela primeira vez o Campeonato Gaúcho de Muay Thai e Muay Boran. A solicitação para o Município veio na manhã desta quarta-feira (11), quando o prefeito Leonardo Pascoal recebeu, em seu Gabinete, o presidente da Federação Gaúcha de Muay Thai e Muay Boran (FGMM), Alexandre Carneiro. Também participaram da reunião o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Rafael Figliero, o diretor de esportes da SMCEL, Jorge Elias.

O campeonato será realizado no dia 4 de agosto no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079) a partir das 10h. Mais de 250 atletas de 32 equipes de 31 cidades gaúchas participarão. Esta fase será classificatória para o Campeonato Brasileiro de Muay Thai e Muay Boran, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro de 2018 no Mato Grosso do Sul.

Muay Thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado esporte nacional. Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.

Muay boran é um termo abrangente para as artes marciais desarmadas da Tailândia, antes da introdução de equipamentos modernos e regras. É o ancestral do Muay Thai. A palavra “muay”, que significa boxe, vem do termo sânscrito “mavya”, enquanto “boran” ou “boraan” significa antigo em tailandês. A arte é significativamente diferente do seu descendente moderno. Considerando que o Muay Thai é muitas vezes chamado de "ciência das oito armas", o muay boran faz o uso de “awut nawa” (literalmente nove armas: duas mãos, duas pernas, dois cotovelos, dois joelhos e a cabeça) para o ataque e a defesa.


Campeonato Gaúcho de Muay Thai e Muay Boran 2018
Quando: 4 de agosto
Horário: A partir das 10h
Local: Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079)

 

Texto: Luciana Abdur

gallery1