20180710 AdrianoRosadaRocha FormacaoProfessoresMatematicaSME abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Os professores dos anos finais (6º ao 9º anos) dos centros municipais de Educação Básica (CMEBs) de Esteio estão participando de uma formação que tem como tema a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os encontros estão sendo realizados na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Na manhã desta terça-feira (10), a atividade foi voltada a professores de Matemática. Responsável por administrar a formação, a assessora pedagógica Roberta Vieira Peres comentou que a reunião serve, também, para uma troca de ideias entre todos os profissionais da área. “A meta é qualificar o trabalho de cada professor nas escolas e, visando a qualidade de nossa educação, dar subsídio de que possam trabalhar suas práticas”, afirmou.

As formações vêm ocorrendo desde a última semana. Professores de Português, Inglês, História, Geografia, Filosofia e Religião já foram capacitados. Ainda nesta semana, duas outras estão previstas. Na quinta-feira (12), para educadores de Ciências e, na sexta-feira (13), para docentes de Artes e Educação Física.


Lançamento da 1ª Olimpíada Municipal de Lógica e Matemática
Na formação desta manhã, ocorreu o lançamento do novo projeto proposto pela SME, a 1ª Olimpíada Municipal de Lógica e Matemática (OMLM), que ocorrerá em quatro etapas para turmas de 6° ao 9° anos. De acordo com Roberta, a ideia foi pensada com o princípio de incentivar os alunos a buscar soluções para desafios de cálculos de forma individual e coletiva.

Os alunos serão convidados a participar. Aqueles que demonstrarem interesse passarão pela primeira etapa, que ocorrerá de julho a 10 de agosto, onde os professores de Matemática aplicarão uma avaliação individualizada com 15 questões de múltipla escolha em cada uma das turmas.

A segunda etapa será realizada entre os dias 10 de agosto a 2 de setembro. O professor promoverá uma gincana de Matemática nas turmas e aqueles que tiverem melhor desempenho passarão para a próxima etapa. Na terceira fase, em outubro, o desafio será na SME, onde, em grupos, os alunos deverão resolver problemas matemáticos. Por fim, a quarta etapa será em novembro, quando oito grupos finalistas participarão de um jogo de perguntas e respostas, com local a ser definido.


Texto: Luciana Abdur

gallery1