20180124 LucianaAbdur AcoesObras 004
Foto: Luciana Abdur
Entre janeiro e junho de 2018, um total de 4.252 demandas encaminhadas à Ouvidoria da Prefeitura de Esteio foram encerradas. Isso significa que o serviço ou consulta feitos ao setor foram enviados para a secretaria responsável e, posteriormente, tiveram um retorno à pessoa que fez a solicitação. Esses protocolos foram realizados pessoalmente, no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h), pelo DisquEsteio (0800-541-0400) ou pela nova ferramenta disponibilizada a partir de abril deste ano, o aplicativo para smartphones Fiscale.vc.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) concentra a maioria dos pedidos encaminhados via Ouvidoria, seguida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Questões como manutenção de brocas, limpeza de bocas-de-lobo e conserto de buracos em vias públicas são as solicitações mais demandadas nos protocolos.

No final de junho, o Fiscale.vc tinha 429 usuários cadastrados em Esteio. O passo a passo para utilizar o aplicativo é simples. A primeira ação é instalar o aplicativo, depois de baixá-lo via Android e iOS nas lojas de aplicativo (Google Play e App Store). Depois, deve ser feito um rápido cadastro com dados pessoais e confirmar o registro via e-mail ou através de SMS. Após isso, é possível apontar os problemas da cidade, localizando, precisamente, o ponto onde a demanda precisa ser atendida.

Ao finalizar o registro da solicitação ou da colaboração, o setor responsável verifica se é possível atender a solicitação e a encaminha para a equipe encarregada de resolver o problema. No final do processo, a Ouvidoria confirma a realização do serviço e o cidadão qualifica o atendimento prestado. O sistema permite, ainda, que o prefeito Leonardo Pascoal e os secretários municipais possam, por exemplo, acompanhar em tempo real as demandas através do painel gestor do aplicativo.


Outras opções de contato
Uma alternativa para levar demandas à Administração Pública é o Gabinete Aberto. Todas as segundas-feiras (exceto feriados), Leonardo Pascoal e Jaime da Rosa também recebem os esteienses para uma conversa onde a população também pode entregar sugestões e pedidos. Para ser atendido, basta ir até a Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar) a partir das 14h. O atendimento é por ordem de chegada.

Outro modo de aproximação é o Prefeitura na Rua, programa criado para que os esteienses possam falar não só com prefeito e vice-prefeito, mas com todo o secretariado para apresentar pedidos e cobrar soluções para os problemas. Periodicamente, uma estrutura é instalada pela Administração Municipal em um bairro ou comunidade diferente.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi