EsteioDoFuturo 2018Na próxima quinta-feira (12), às 19h, a Prefeitura de Esteio apresentará o projeto do Loteamento Industrial Esteio do Futuro em um evento na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise – Rua Gravataí, 49). A iniciativa é mais um passo da Administração Municipal para incentivar a geração ou a expansão de negócios na cidade, com a destinação de uma área com mais de 33.812,5 m² no fim da Av. Celina Kroeff para a instalação de empresas.

Do total do espaço, 20.181,69 m² serão divididos em 19 lotes, com área média de 1.062,19 m² e testada média de 29,72 m. O projeto prevê a construção de uma rua interna com 20 m de largura e a reserva de uma área institucional com 1.703,34 m². Parte do espaço será mantido com áreas verdes, com 3,5 mil m² de reservas e 1,3 mil m² de área de preservação permanente.

Uma das principais vantagens para a instalação de empresas no Esteio do Futuro é a localização do loteamento, distante 20 km de Porto Alegre. O transporte por via terrestre é facilitado pela ligação do Município com três importantes rodovias gaúchas (BR-116, BR-448 e RS-118), que permitem o acesso a outras regiões do Estado, do país e do Mercosul. A opção de cargas aéreas também é favorecida, uma vez que Esteio fica a 17 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Além disso, o setor industrial esteiense ficará localizado nos fundos do Parque de Exposições Assis Brasil, sede de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer, e fica ao lado de um ramal ferroviário, operado pela Rumo Logística.

A comercialização dos espaços aos interessados em ter um espaço no novo loteamento industrial na Região Metropolitana se dará por leilão de bem público, que poderá ocorrer, em princípio, em novembro deste ano. Cada lote será vendido individualmente, com valor inicial de R$ 300/m². A aquisição será limitada a, no máximo, dois lotes por CNPJ, e o pagamento será feito em 25% na entrada e saldo em até 11 parcelas mensais e consecutivas.

Ficará a cargo da Prefeitura a entrega dos lotes individualizados e a execução da infraestrutura. Estão previstas a terraplanagem dos lotes, pavimentação da rua interna do loteamento, rede de drenagem, sinalização viária, sistema de abastecimento de água, rede coletora de esgoto sanitário, rede de distribuição de energia e iluminação pública e arborização dos passeios e da área verde.

O cronograma após o lançamento do Loteamento Industrial Esteio do Futuro prevê o envio à Câmara de Vereadores, ainda neste mês de julho, do projeto de lei autorizativo de uso da área. Até setembro, serão feitas as aprovações necessárias junto a órgãos competentes. Com a venda dos espaços estimada para novembro, a Prefeitura estima dar início às obras de infraestrutura em janeiro de 2019. Os lotes seriam entregues em março de 2020.


Lançamento do Loteamento Industrial Esteio do Futuro
Quando: Quinta-feira (12)
Horário: 19h
Onde: Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise – Rua Gravataí, 49)


Texto: Eduardo Baratto Leonardi