20180709 DjalmaCorreaPacheco DiaDoDescarteConsciente abre
Fotos: Gabriel Rodzinski e Djalma Corrêa Pacheco
Atividade que marcou o encerramento da 22ª Semana do Meio Ambiente de Esteio, o Dia do Descarte Consciente realizado no último sábado (7) em frente à Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), no Centro, arrecadou 1,3 tonelada de equipamentos eletroeletrônicos usados, pilhas e baterias velhas, lâmpadas e óleo de cozinha, entre outros produtos. O material foi encaminhado para a Cooperativa de Trabalho de Recicladores de Esteio (Cootre) e vai gerar renda para os seus associados. A ação foi uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) com Acise, Cootre e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Esteio. No meio da manhã, o prefeito Leonardo Pascoal acompanhou parte do trabalho de servidores das entidades organizadoras e voluntários.

Um dos primeiros a comparecer ao local foi o aposentado e consultor empresarial Célio Pedro Wolfarth, 69 anos. O morador do Centro disse que sempre fica atento às divulgações do Dia do Descarte Consciente para se desfazer, de forma correta, de equipamentos eletrônicos que tem em casa e que já não são mais usados. Sábado, levou ao posto de coleta um forno micro-ondas, um modem e um aparelho de DVD, entre outros materiais. “Participo da Coleta Seletiva e sempre entrego recicláveis para a Cootre. Esta é uma excelente iniciativa para darmos um destino adequado a este tipo de produto que já não serve mais e que não podem ser jogados em qualquer lugar”, comentou.

Quem também levou muitos produtos foi o operador técnico de Meio Ambiente Marcos Pereira, 48 anos. Durante a semana, a empresa onde ele trabalha, a Bioseta, fez uma mobilização interna e arrecadou vários equipamentos de informática sem uso, reatores e aparelhos de telefone que já não funcionavam mais. O material lotou a carroceria de uma Montana. “A gente trabalha com o meio ambiente e sabe que essa é a forma correta de descartar esse tipo de produto”, afirmou.

Enquanto a Montana estava sendo descarregada, uma Kombi do Centro de Formação Teresa Verzeri estacionou abarrotada de computadores, teclados, mouses e monitores sem uso. Enquanto isso, na esquina com a Avenida Presidente Vargas os mascotes da Coleta Seletiva, Reciclator e Seletícia faziam uma última divulgação do Dia do Descarte Consciente.

Na primeira edição este ano, realizada no Bairro Santo Inácio em março, a ação recolheu 1,2 tonelada de eletroeletrônicos. No ano passado, o projeto foi realizado no Centro e nos bairros Novo Esteio, Santo Inácio e São José. Ao todo, foram 3,3 toneladas de materiais arrecadados em 2018.

A 22ª Semana do Meio Ambiente teve início no dia 2 de julho com a entrega do Selo Ecológico e contou com uma série de atividades como blitz educativas, plantio de mudas e oficinas. Previsto, inicialmente, para início de junho, o evento foi transferido devido à greve dos caminhoneiros, que dificultou a chegada de materiais e impossibilitou a realização na data original. A Semana está inserida nas ações do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) e tem a parceria do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), da InBetta e ONG's.

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1