20180706 LucianaAbdur AtividadesSemanaMeioAmbiente abre
Fotos: Luciana Abdur
Uma palestra sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) seguida por uma oficina de pães feitos com a planta ora-pro-nóbis fez parte da programação do penúltimo dia da 22ª Semana Do Meio Ambiente. Com bacharelado em Desenvolvimento Rural, Gilmara Vidal Solano, 43 anos, foi a responsável por ministrar a palestra, realizada na sala de ginástica da Praça da Juventude.

Quarenta e quatro alunos do 6° ano do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Edwiges Fogaça assistiram à apresentação, além da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SME) e idosos das aulas de ginástica oferecidas na Praça. De acordo com Gilmara, é interessante trazer às pessoas o que as Pancs trazem consigo. “São plantas que podem ser consumidas, mas por falta de costume e conhecimento as pessoas não comem”, disse.

A palestrante também ensinou uma receita de pão feito com a planta ora-por-nóbis aos convidados. “Esta planta, um PANC, contém 25% de proteína. Ela dá a mesma sensação de satisfação da carne ao ser ingerida, mas é importante ressaltar que não substitui a carne”, explicou.


Filme mostra a diversidade do Planeta Terra
Durante a tarde, na sala de dança do Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU), crianças assistiram ao filme “Home: o Mundo é a Nossa Casa”. O documentário mostra cenas aéreas de diversos lugares da Terra, registradas pelo fotógrafo Yann Arthus-Bertransd. O objetivo do filme é mostrar a diversidade da vida na Terra e como a humanidade ameaça o equilíbrio ecológico.

Quem saiu de casa para assistir ao filme foi Larissa Silva Ferreira, 12 anos. Para ela filmes, que abordam o planeta Terra são muito importantes. “É preciso deixar as pessoas atentas quanto ao mal que pode acontecer caso não cuidarmos do meio ambiente”, comentou. Estavam previstas, também, atividades como troca-troca sustentável e trilha ecológica, por conta do mau tempo a programação teve de ser cancelada.


Dia do Descarte Consciente
Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a 22ª Semana do Meio Ambiente de Esteio encerra-se neste sábado (7) com mais um Dia do Descarte Consciente, quando a população poderá descartar aparelhos de DVD sem uso, pilhas e baterias usadas, monitores, televisores e outros eletrônicos (veja a lista abaixo), de forma gratuita, das 9h às 15h, em frente à Acise (Rua Gravataí, 49 – Centro).

Previsto, inicialmente, para os dias 4 a 9 de junho, o evento foi transferido devido à greve dos caminhoneiros, que dificultou a chegada de materiais e impossibilitou a realização na data original. O evento está inserido nas ações do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) e tem a parceria do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), da InBetta. ONG's e convidados especiais participarão das atividades.


Programação
Sábado (7)
9h às 15h - Descarte consciente de eletroeletrônicos
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 – Centro)
Materiais que serão recolhidos: Aparelhos de DVDs, baterias, cabos, calculadoras, carregadores, CDs, celulares, centrais telefônicas, disquetes, DVDs, estabilizadores, faxes, fios, fontes, HDs e CPUs, impressoras, lâmpadas (limite de cinco por pessoa), modens, monitores, mouses, no-breaks, notebooks, óleo de cozinha usado, pilhas, placas eletrônicas diversas, roteadores, scanners, servidores, teclados e videocassetes, entre outros eletroeletrônicos.

 

Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1