campeonatosesportivos

No próximo domingo (8), a Praça da Juventude (esquina da Avenida João Paulo I com a Rua Nilo Bettanin), no Bairro Santo Inácio, será sede do 1º encontro de Hóquei Indoor de Esteio. O torneio, a partir das 8h, contará com a participação de equipes de Canoas, Igrejinha e Esteio.

O evento tem recursos do Fundo Municipal de Apoio as Atividades Desportivas (FMAAD), que destinou R$ 3 mil para o projeto Hóquei Esteio, aprovado em junho deste ano. De acordo com o promotor Robson Geiger Braga “a atividade tem como objetivo, além da divulgação da modalidade, proporcionar a prática e o aprendizado das habilidades motoras do hóquei sobre grama e Indoor para as crianças de Esteio, buscando a construção de uma ampla consciência corporal e o desenvolvimento de movimentos habilidosos voltados ao hóquei”.

O hóquei sobre grama é uma modalidade olímpica presente nos Jogos Olímpicos desde 1908. No Brasil, a modalidade chegou no final do século XIX, junto com o futebol, entretanto não teve o mesmo desenvolvimento. Nos últimos 20 anos, o esporte teve um considerável crescimento no país devido à aproximação com escolas, universidades e clubes. A participação da Seleção Brasileira em eventos sul americanos, pan americanos e, recentemente, nos Jogos Olímpicos do Rio d Janeiro, ampliou a visibilidade da modalidade e consequentemente o número de praticantes.

O hóquei sobre grama é um esporte coletivo caracterizado como esporte de invasão. Tem como objetivo principal marcar o maior número de gols na equipe adversária, utilizando um taco que movimenta uma bola de 7,5cm de diâmetro, ou seja, é um esporte que exige material específico (tacos e equipamento de goleiro) e de custo elevado. A Federação do Estado do Rio Grande do Sul de Hóquei Sobre Grama realiza anualmente o Campeonato de Hockey5s e Hóquei Indoor, evento destinado para as categorias de base, pois é praticado com número reduzido de atletas (5 para cada lado) e de tempo (2 tempos de 10 minutos).