20180704 AdrianoRosadaRocha OficinaCartazesSemanaMeioAmbiente abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
“Bicho não é brinquedo, sente fome, frio e medo”. Este é o slogan utilizado nos cartazes da campanha lançada pela Prefeitura Municipal de Esteio, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente de Esteio. Com o objetivo de conscientizar a população de que, além de cruel, o ato de abandonar animais é crime, o Departamento de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) em parceria com a Brigada Militar e a Polícia Civil, afixou, na manhã desta quarta-feira (4), o primeiro cartaz da nova campanha de sensibilização na parada de ônibus localizada na Rua 24 de Agosto, em frente ao número 597. O prefeito Leonardo Pascoal e o vice-prefeito Jaime da Rosa participaram da atividade.

A partir desta semana, 60 paradas de ônibus receberão os cartazes da campanha. Na imagem, logo abaixo do slogan, a frase “Abandono de animais é crime” vem acompanhada da informação de que conforme a Lei Federal 9.605/98, o ato prevê multas e pena de prisão de três meses a 1 ano. “Ao flagrar uma cena de abandono, fotografe ou grave e registre ocorrência na Polícia Civil, Brigada Militar ou Ouvidoria da Prefeitura”, é a informação que consta, ainda, no cartaz.

Participaram do evento, também, os secretários municipais de Meio Ambiente, Sabrina Reis, de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo, e as vereadoras Rute Pereira e Fernanda Fernandes, além de outras lideranças.


Oficina de Vermicompostagem
Na manhã desta quarta-feira (4), alunos de 4° e 5° anos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Santo Inácio, integrantes do Programa de Incentivo à Aprendizagem (PIA), assistiram a uma oficina de vermicompostagem no Centro de Educação Ambiental, localizado na sede da SMMA. O engenheiro de produção Vinícius Schmitt trouxe às crianças uma composteira de caixa com minhocas vermelhas californianas.

De acordo com Vinícius, a importância da compostagem é referente a composição dos resíduos. “Cinquenta porcento são resíduos orgânicos. As pessoas acabam por focar muito nos recicláveis, mas a composição dos recicláveis é de apenas 30% e não é possível reciclar nada em casa. Já os orgânicos podem ser compostos em casa ou até mesmo em quem mora em apartamentos, através da composteira de caixa, para que assim reduza o volume de aterros sanitários”, explicou.


Programação inclui Dia do Descarte Consciente
Promovida pela SMMA, a 22ª Semana do Meio Ambiente de Esteio terá atividades até sábado (7). A programação inclui, entre outras ações, oficinas e a realização de mais um Dia do Descarte Consciente, quando a população poderá descartar aparelhos de DVD sem uso, pilhas e baterias usadas, monitores, televisores e outros eletrônicos (veja a lista abaixo), de forma gratuita, das 9h às 15h, em frente à Acise (Rua Gravataí, 49 – Centro).

Previsto, inicialmente, para os dias 4 a 9 de junho, o evento foi transferido devido à greve dos caminhoneiros, que dificultou a chegada de materiais e impossibilitou a realização na data original. O evento está inserido nas ações do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) e tem a parceria do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), da InBetta. ONG's e convidados especiais participarão das atividades.


Programação
Quinta-feira (5)
12h - Reunião Almoço - Licenciamento Ambiental Municipal: Resolução Consema 372 e Processo Digital, com palestra de William Papi e Equipe Sislam
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)

14h - Bem-estar animal / Divulgação do Catioro Go / Brechó / Jogo dos oito acertos / Coleta de doação de ração
Local: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505)

Sexta-feira (6)
10h - Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) / Oficina de pães com ora-pro-nóbis / Palestra com Gilmara Solano Vidal
Local: Praça da Juventude (Av. João Paulo I com a Rua Nilo Bettanin)

13h30min - Troca-troca sustentável / Trilha ecológica / Sessão de filme “Home - Nosso Planeta, Nossa Casa” (2009)
Local: Centro de Artes e Esporte Unificados - CEU (final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol)

Sábado (7)
9h às 15h - Descarte consciente de eletroeletrônicos
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 – Centro)
Materiais que serão recolhidos: Aparelhos de DVDs, baterias, cabos, calculadoras, carregadores, CDs, celulares, centrais telefônicas, disquetes, DVDs, estabilizadores, faxes, fios, fontes, HDs e CPUs, impressoras, lâmpadas (limite de cinco por pessoa), modens, monitores, mouses, no-breaks, notebooks, óleo de cozinha usado, pilhas, placas eletrônicas diversas, roteadores, scanners, eervidores, teclados e videocassetes, entre outros eletroeletrônicos.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1