As operações integradas realizadas pela Brigada Militar e Polícia Civil resultaram na redução do roubo de veículos em Esteio no mês de março. Se no primeiro bimestre ocorreram 24 casos, no último mês foram registradas cinco ocorrências, número menor até que o de 2011, quando aconteceram oito casos. Os números são do Observatório da Segurança do município, com os indicadores da violência na cidade no primeiro trimestre de 2012.

 

O número de roubos ao transporte coletivo se manteve em queda. Nos três primeiros meses de 2012 foram registrados sete casos, uma redução de 68% em relação ao mesmo período em 2011. É o menor número de ocorrências desde 2009.

 

Os casos de furto de veículos caíram em março em relação a fevereiro, de 17 para 13 registros. No total, desde o início do ano foram 41 ocorrências, sete a menos que no início de 2011.

 

As ocorrências de homicídios, por sua vez, permaneceram estáveis. Manteve-se o mesmo número de três casos ocorridos no primeiro trimestre de 2011.

 

O Observatório da Segurança de Esteio é uma das ferramentas do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) para análise da situação da violência no município. O GGI-M é um exemplo de integração a favor da proteção dos moradores da cidade. Forças de polícia (Brigada Militar e Polícia Civil) e órgãos municipais da saúde, vigilância sanitária, conselho tutelar, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito, entre outros. O objetivo é combater a criminalidade no município.