20180703 LucianaAbdur PlantioMudasIpeBlitzEcologica abre
Fotos: Luciana Abdur
Uma ação simples, mas de fundamental importância para a natureza, foi realizada na manhã desta terça-feira (3) na Avenida Governador Ernesto Dornelles (Avenida do Carnaval), no Bairro Santo Inácio, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente de Esteio. Uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) com o Conta Comigo, programa de voluntários realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), resultou no plantio de cinco ipês roxos no canteiro central da avenida.

De acordo com a coordenadora de Políticas Ambientais da SMMA, Michele Corrêa da Silveira, o principal objetivo da Semana é conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devemos tomar com o meio ambiente. “A ideia do plantio é de que, além do embelezamento, a cidade seja gratificada com a arborização, o controle da temperatura, a sombra oferecida e a fotossíntese que faz com que as árvores liberem oxigênio”, explicou.

Voluntária há cinco meses no Conta Comigo, Teresinha Zamim, 56 anos, disse gostar muito de jardinagem, mas o objetivo principal para trazê-la a ação foi outro:. “Meu filho de 13 anos, Juan Pablo, é portador de autismo e trouxe ele, pois acredito que o contato com a natureza é ideal para sua saúde física e mental. Tenho que dar a ele o exemplo de plantar e cultivar e, também, mostrar que as árvores são ideais na natureza por trazerem diversos benefícios”.

A vereadora Fernanda Fernandes participou da tarefa.


Distribuição de materiais informativos
Durante a tarde, agentes ecológicos mirins realizaram uma blitz na esquina da Rua Padre Felipe com a Avenida Presidente Vargas, no Centro de Esteio. Na ação, foram entregues aos motoristas folders da programação da XXII Semana do Meio Ambiente e sobre o Dia do Descarte Consciente, encartes sobre plantio e, também, sobre o Esteio Mais Verde, programa que incentiva o plantio de espécies nativas no Município.

As crianças são estudantes de 4° e 5° anos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Camilo Alves. A blitz era uma das tarefas da Gincana da Sustentabilidade, atividade que oportuniza diversas pautas de conscientização ambiental para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.

Para Kelany Paula de Oliveira, 11 anos, a blitz ecológica é muito importante para que as pessoas não poluam o meio ambiente. “Muitas pessoas degradam a natureza, logo o ar que respiramos e até mesmo o que bebemos ficam poluídos. Precisamos fazer com que a sociedade mude seus hábitos ambientais para melhor”, disse a estudante.


Programação inclui Dia do Descarte Consciente
Promovida pela SMMA, a 22ª Semana do Meio Ambiente de Esteio terá atividades até sábado (7). A programação inclui, entre outras ações, oficinas e a realização de mais um Dia do Descarte Consciente, quando a população poderá descartar aparelhos de DVD sem uso, pilhas e baterias usadas, monitores, televisores e outros eletrônicos (veja a lista abaixo), de forma gratuita, das 9h às 15h, em frente à Acise (Rua Gravataí, 49 – Centro).

Previsto, inicialmente, para os dias 4 a 9 de junho, o evento foi transferido devido à greve dos caminhoneiros, que dificultou a chegada de materiais e impossibilitou a realização na data original. O evento está inserido nas ações do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) e tem a parceria do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), da InBetta. ONG's e convidados especiais participarão das atividades.


Programação
Quarta-feira (4)
10h - Oficina vermicompostagem
Local: Centro de Educação Ambiental – CEA (Parque Galvany Guedes - Av. Porto Alegre, 505)
11h - Início da colagem dos cartazes da campanha de combate ao abandono de animais
Local: Rua 24 de Agosto, parada de ônibus em frente ao nº 581
14h - Formação de Agentes Mirins de Trânsito: Educação Ambiental no Contexto dos Resíduos Sólidos - Cootre
Local: Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Rua Pe. Roberval Laperrer, s/n° - Parque Seminário)

Quinta-feira (5)
12h - Reunião Almoço - Licenciamento Ambiental Municipal: Resolução Consema 372 e Processo Digital, com palestra de William Papi e Equipe Sislam
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)
14h - Bem-estar animal / Divulgação do Catioro Go / Brechó / Jogo dos oito acertos / Coleta de doação de ração
Local: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505)

Sexta-feira (6)
10h - Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) / Oficina de pães com ora-pro-nóbis / Palestra com Gilmara Solano Vidal
Local: Praça da Juventude (Av. João Paulo I com a Rua Nilo Bettanin)
13h30min - Troca-troca sustentável / Trilha ecológica / Sessão de filme “Home - Nosso Planeta, Nossa Casa” (2009)
Local: Centro de Artes e Esporte Unificados - CEU (final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol)

Sábado (7)
9h às 15h - Descarte consciente de eletroeletrônicos
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 – Centro)
Materiais que serão recolhidos: Aparelhos de DVDs, baterias, cabos, calculadoras, carregadores, CDs, celulares, centrais telefônicas, disquetes, DVDs, estabilizadores, faxes, fios, fontes, HDs e CPUs, impressoras, lâmpadas (limite de cinco por pessoa), modens, monitores, mouses, no-breaks, notebooks, óleo de cozinha usado, pilhas, placas eletrônicas diversas, roteadores, scanners, eervidores, teclados e videocassetes, entre outros eletroeletrônicos.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1