20180403 EduardoBarattoLeonardi InicioProgramaPiaEdwigesFogaca abre
Foto: Eduardo Baratto Leonardi
O índice de evasão escolar nas instituições de ensino da rede municipal pública de Esteio caiu em quase 10% no primeiro trimestre do ano letivo de 2018 em relação a 2017, segundo os dados da Secretaria Municipal de Educação (SME). Com isso, a secretaria caminha para alcançar o objetivo estipulado nas Metas de Gestão de reduzir em 20%, até o fim do ano, o número de alunos em situação de abandono escolar.

Conforme o titular da SME, Marcos Dal'Bó, o resultado foi obtido graças a uma soma de ações. “Estamos com um trabalho inicial de ir atrás das famílias dos alunos em situação de evasão para verificar quais os motivos para não acompanhar as aulas. Além disso, temos outras ações que trabalham a autoestima dos estudantes, como o Papo Responsa, em parceria com a Polícia Civil, o Proerd, com a Brigada Militar, e palestras”, explicou Dal'Bó.

Desde o início de 2018, a SME tem promovido formações com orientadores educacionais dos 18 centros municipais de Educação Básica (CMEBs) e das cinco escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) para estabelecer a criação de estratégias para evitar a evasão escolar. Segundo o secretário, as medidas contra a evasão escolar serão intensificadas no segundo semestre. “A partir de agosto, vamos adotar a Busca Ativa Escolar, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo. Teremos um veículo próprio para este trabalho, no qual faremos a abordagem com o aluno, que será terá um acompanhamento durante um ano, e com a sua família”, comentou.

Essa ação é baseada em uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.


Informações são atualizadas com mais agilidade no EducaWeb
Outra ferramenta que auxilia no combate ao abandono escolar é o EducaWeb, sistema de gestão escolar implantado pela SME que integra as informações de todas as escolas da rede municipal de ensino. Antes, os dados inseridos no sistema eram atualizados no encerramento de cada trimestre, e, agora, são disponibilizados logo após o preenchimento pelos professores.

Com isso, pais ou responsáveis pelos estudantes, que também têm acesso à ferramenta, podem acompanhar com maior frequência o desempenho dos estudantes. Cada responsável pelos alunos matriculados recebeu login e senha personalizada para acessar a “Área Reservada” onde constam informações como frequência escolar, registros dos conteúdos trabalhados nas aulas, datas e demais informações de provas e de trabalhos agendados, notas das avaliações já corrigidas e ocorrências (registros de fatos ou situações importantes sobre a vida escolar do aluno).

O acesso às informações será através do computador, no site https://esteio.educaweb.metaway.com.br/nina, ou através do link “EducaWeb”, já disponibilizado no site da Prefeitura de Esteio. O sistema também poderá ser acessado pelo aplicativo “Nina”, disponível no Google Play/Play Store para smartphones e tablets.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi