20180702 DjalmaCorreaPacheco EntregaSeloEcologico abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Com a tradicional entrega do Selo Ecológico para empresas e instituições que participam da Coleta Seletiva no Município, foi aberta, oficialmente, na noite desta segunda-feira (2), em evento na Câmara de Vereadores, a 22ª Semana do Meio Ambiente de Esteio.

Antes da entrega da distinção, o prefeito Leonardo Pascoal fez um discurso no qual ressaltou a importância do trabalho dos servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e das ações de conscientização que foram intensificadas nos últimos 18 meses. “A Semana do Meio Ambiente sempre é marcada por reflexões e atividades que dialogam com a questão da preservação ambiental, mas, mais importante que isso, são as ações práticas que fazem a diferença no trabalho que devemos fazer para preservar os recursos do presente com vistas que tenhamos um futuro muito melhor para todos”, afirmou.

Pascoal aproveitou para apresentar alguns dados relacionados à área do Meio Ambiente. “Conseguimos empregar um ritmo de trabalho bem importante, mesmo com uma equipe enxuta, e colher bons resultados. Em um ano e meio de gestão, temos dados concretos positivos para serem comemorados”, disse. O prefeito citou, como exemplos, entre outros, o menor prazo para a liberação ambiental de projeto, a revitalização de 15 praças em 2017 e os programas Adote Esteio e Esteio Mais Verde, que, no ano passado, possibilitou o plantio de 487 novas árvores na cidade. Pascoal falou ainda da ampliação das castrações para animais de rua e de famílias carentes (mais de 600 em 2017 com previsão de superar as 700 este ano), do aumento de 10% no número de pessoas ou instituições cadastradas na Coleta Seletiva e da implantação do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA), presente em mais de 20 escolas e que, em 2017, registrou a participação de 2,5 mil pessoas em 96 ações diferentes.

O chefe do Executivo abordou também as ações que serão implementadas, como o projeto-piloto para coleta de materiais recicláveis a partir de agosto em um bairro de Esteio, a compra de novo caminhão para a Coleta Seletiva, a implantação do Samuvet e a criação do Código Municipal de Meio Ambiente. “Se trata de legislação complexa, nova, mas tenho certeza que com a qualificada equipe e com apoio do Comam chegaremos ao final deste exercício tendo mais esse resultado positivo a comemorar”, afirmou.

No fim, o prefeito desejou sucesso nos debates da Semana Municipal do Meio Ambiente. “Essa é uma temática que dialoga não apenas com o presente de nossa sociedade, mas sobretudo com o futuro. A gente faz ações no presente também olhando para o futuro e tenho convicção de que estamos no caminho certo. As políticas públicas propostas pela Secretaria e pela Administração Municipal na área do meio ambiente estão sendo bastante assertivas e, com isso, ganha toda a sociedade”, finalizou.

Também falaram antes da entrega do Selo Ecológico a titular da SMMA, Sabrina Reis, e o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo. “É um imenso prazer dar início, oficialmente, a 22ª Semana do Meio Ambiente, que começou esta tarde com uma formação dos agentes mirins e termina sábado com mais uma edição do Dia do Descarte Consciente. A problemática dos resíduos sólidos é um assunto importante em todo mundo, mas devemos começar a agir em casa”, exemplificou a secretária. “A Semana do Meio Ambiente é muito importante. Nós precisamos pensar no Meio Ambiente não somente de 2 a 7 de julho, mas devemos trabalhar as políticas públicas para essa questão da consciência ambiental”, destacou o vereador.


Atividades até sábado
Promovida pela SMMA, a 22ª Semana do Meio Ambiente de Esteio terá atividades até o sábado (7), com o tema “Preservar o Futuro, Cuidando do Presente”. A programação inclui, entre outras atividades, blitz educativas, plantio de mudas, oficinas e a realização de mais um Dia do Descarte Consciente (veja abaixo). Previsto, inicialmente, para os dias 4 a 9 de junho, o evento foi transferido devido à greve dos caminhoneiros, que dificultou a chegada de materiais e impossibilitou a realização na data original.

O evento está inserido nas ações do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) e tem a parceria do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), da InBetta. ONG's e convidados especiais participarão das atividades.


Programação
Terça-feira (3)
14h - Blitz monitores ecológicos – Esteio Mais Verde
Local: Av. Presidente Vargas com Rua Pe. Felipe (esquina do Banco do Brasil)


Quarta-feira (4)
10h - Oficina vermicompostagem
Local: Centro de Educação Ambiental – CEA (Parque Galvany Guedes - Av. Porto Alegre, 505)

11h - Início da colagem dos cartazes da campanha de combate ao abandono de animais
Local: Rua 24 de Agosto, parada de ônibus em frente ao nº 581

14h - Formação de Agentes Mirins de Trânsito: Educação Ambiental no Contexto dos Resíduos Sólidos - Cootre
Local: Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Rua Pe. Roberval Laperrer, s/n° - Parque Seminário)


Quinta-feira (5)
12h - Reunião Almoço - Licenciamento Ambiental Municipal: Resolução Consema 372 e Processo Digital, com palestra de William Papi e Equipe Sislam
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)

14h - Bem-estar animal / Divulgação do Catioro Go / Brechó / Jogo dos oito acertos / Coleta de doação de ração
Local: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505)


Sexta-feira (6)
10h - Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) / Oficina de pães com ora-pro-nóbis / Palestra com Gilmara Solano Vidal
Local: Praça da Juventude (Av. João Paulo I com a Rua Nilo Bettanin)

13h30min - Troca-troca sustentável / Trilha ecológica / Sessão de filme “Home - Nosso Planeta, Nossa Casa” (2009)
Local: Centro de Artes e Esporte Unificados - CEU (final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol)


Sábado (7)
9h - Descarte consciente de eletroeletrônicos
Local: Acise (Rua Gravataí, 49 - Centro)


Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1