20180628 AdrianoRosadaRocha EntregaChromebooksMariaLygia abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
O Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Maria Lygia Andrade Haack é a primeira escola municipal de Esteio a receber os chromebooks, pequenos notebooks com acesso à plataforma Google for Education voltados para o uso em sala de aula. A entrega dos equipamentos foi realizada na manhã desta quinta-feira (28) pelo prefeito Leonardo Pascoal, acompanhado do secretário municipal de Educação, Marcos Hermi Dal,Bó. O presidente da Câmara dos Vereadores, Sandro Severo, e o vereador Felipe Costella participaram da solenidade.

Em sua fala, Pascoal explicou que a escola no Parque Primavera não foi escolhida por acaso para ser a primeira instituição a receber os equipamentos. “A gente precisa levar, primeiro, para aquelas comunidades que tenham mais dificuldade para acessar as novas tecnologias. Nosso Município, embora pequeno, tem realidades distintas em cada bairro. Cada escola é diferente uma da outra e temos que promover ações para equalizar essas diferenças para dar acesso às mesmas oportunidades de aprendizado para todos os alunos”, afirmou.

O prefeito disse que os chromebooks serão levados para todos os 18 CMEBs de Esteio e lembrou que ele e Dal,Bó foram a São Paulo no ano passado conhecer a fundo o projeto. “Estivemos na sede da Google participando de uma formação. Nos chamou muito a atenção que, em algumas experiências, alunos das melhores escolas particulares de São Paulo eram nossos tutores. Eles nos ensinavam a operar as ferramentadas da plataforma do Google for Education. Hoje a gente está conseguindo trazer para dentro das escolas de Esteio aquilo que as melhores escolas privadas da capital paulista estão usando em salas de aula”, destacou.

No fim, Pascoal ressaltou que não adiantará nada o investimento na aquisição dos equipamentos e a parceria firmada com a Google se os aparelhos e as plataformas não forem bem utilizadas. “Precisamos compreender que é a ferramenta, e como qualquer ferramenta, só tem valor quando usada na sua plenitude. Tenho convicção que com a dedicação de toda a equipe da escola e com apoio da Secretaria Municipal de Educação esses chromebooks virão para qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem aqui. Parabéns pela conquista. Isso são os impostos de todos vocês retornando para essa comunidade que tanto precisa e que, com certeza, vai inaugurar um novo tempo com acesso a essa nova tecnologia.


Tecnologia para todos
Para a diretora do CMEB Maria Lygia, Cláudia Mantay, foi uma honra para a escola dar início ao projeto. “A gente vive hoje numa era digital e nada mais certo do que a escola acompanhar isso. Sempre se fala que a escola está sempre atrás e que as coisas demoram a chegar na educação. Agora não. Está chegando aqui . A modernidade está chegando para nós. Vamos fazer um uso pedagógico desta ferramenta. Tenham certeza que faremos um bom uso destes aparelhos”, afirmou.

Quem destacou o pioneirismo de Esteio na implantação dos chromebooks nas salas de aula foi o secretário Dal’Bó. (Esteio será a segunda cidade do Rio Grande do Sul a implantar os equipamentos e o Google for Education em sala de aula).“É uma honra para mim começar no nosso Município esse processo, que desde o ano passado a gente vem acalentando e esperando com muita ansiedade. Estamos dando importantes passos, podem ser passos pequenos, aqueles passos de formigas, mas são passos firmes. Nós estudamos o processo, nós entendemos o processo e sabemos o que estamos fazendo”, afirmou o titular da SME. O secretário lembrou ainda da mobilidade que os equipamentos proporcionam, um atrativo a mais para os alunos se interessarem pelas aulas, e afirmou que, com os equipamentos, os laboratórios de informática nas escolas poderão ser desativados e as salas usadas para outras atividades.

O presidente da Câmara de Vereadores também ressaltou a importância do projeto. “A Administração Municipal está fazendo as coisas acontecerem. Esse projeto vai gerar uma mudança na vida dos estudantes e qualificar a nossa educação. Em muitos casos, será o primeiro contato dos estudantes com equipamentos deste tipo e isso vai gerar a inclusão”, comentou.


Mais de 50 milhões de alunos já usam
O Google For Education é uma série de aplicativos da empresa de serviços online e softwares americana Google que otimiza o tempo dos professores e atrai alunos para a sala de aula. Pelo sistema, poderão ser realizadas atividades e provas online. Os professores passarão por uma formação para que se tornem aptos ao uso dos aparelhos, e também disseminadores nas outras escolas.

Além de melhorias nas redes Wi-Fi das escolas, A SME pretende, também, fazer com que 50 destes microcomputadores sejam itinerantes, passando pelas escolas até que todos os CMEBs possuam os seus chromebooks, espécie de notebooks, sem disco interno de gravação, o que barateia custos, e com acesso à internet para o armazenamento dos conteúdos.

O sistema da Google é uma maneira encontrada pela Prefeitura de envolver mais os alunos com as atividades escolares. Umas das funcionalidades do programa permite aos professores o envio e correção em tempo real de atividades, sejam elas dissertativas ou objetivas. Os alunos também terão acesso a inúmeras vantagens como acompanhamento de suas notas e recebimento privado de material para alguma disciplina que tenha dificuldade. Atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta, sendo 10 milhões usuários do aplicativo Classroom, sala de aula virtual onde serão postadas e programadas, pelos professores, exercícios, provas, trabalhos e até mesmo espaço para sanar dúvidas para os alunos.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1