20180626 LucianaAbdur OficinaCriacaoCMEBVilaOlimpica abre
Fotos: Luciana Abdur
Cerca de 25 alunos do 9° ano do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Vila Olímpica reuniram-se, na manhã desta terça-feira (26), no auditório da escola para debater sobre o desafio Criativos da Escola. O projeto, que integra as ações do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), tem como objetivo premiar trabalhos promovidos por alunos de todo o país que, apoiados por professores, pensam em maneiras de ajudar suas comunidades e município através de ações voluntárias.

A formadora Alessandra Tavares, do Instituto Cedac, contratada pela Votorantim Cimentos para realizar as formações, foi a responsável por conversar com os alunos. No início da manhã, ela fez a leitura do livo “A Árvore Vermelha”, de Shaun Tan. A obra fala sobre sentimentos não compreendidos, mas diz que há a possibilidade de superá-los. Alessandra pediu para que cada aluno falasse sobre suas percepções diante da história.

Em seguida, os alunos iniciaram a primeira fase do Criativos da Escola, onde começaram a tratar possíveis temas para o projeto. Assuntos como meio ambiente, relações étnico raciais, melhoria do espaço escolar, preconceito, bullying, tecnologia e saúde, entre outros, foram temas apontados pelos alunos. O professor de português Carlos Roberto Rodrigues é o responsável por orientar os estudantes no decorrer do projeto, que encerra-se no final do ano.

As inscrições de projetos seguem até 1° de outubro e o resultado final será divulgado em fevereiro de 2019. A parceria do Criativos da Escola com o PVE vem desde 2016 e contempla um prêmio exclusivo para trabalhos inscritos nas cidades participantes do PVE.

Segundo ciclo de formações
Nesta segunda-feira (25), mobilizadores sociais reuniram-se na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME) (LINK DA MATÉRIA DE ONTEM?), onde abordaram a transformação de práticas individuais e estruturação de redes sociais como forma de disseminar ações em prol da educação.

As atividades, que fazem parte do segundo ciclo de formações do PVE em Esteio, seguem nesta terça-feira (26). À tarde, uma reunião com a equipe diretiva da rede municipal de ensino será realizada, também, no CMEB Vila Olímpica. Já no período da noite, a atividade retorna à sede da SME, com agentes de mobilização para a aplicação da matriz de competência de mobilização.

Na quarta-feira (27), haverá um trabalho de campo com a equipe diretiva do PVE no CMEB Flôres da Cunha. Para finalizar as atividades da semana, ocorrerá uma reunião com técnicas formadoras de diretores no auditório da SME durante a tarde.

Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE)
O PVE tem por objetivo em contribuir para a melhoria da educação pública com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. O objetivo é fortalecer a demanda por uma educação pública de qualidade e classificar a oferta de ensino, por meio de parceria com o poder público e a comunidade.

Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Na frente de fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Ainda nesta frente, o PVE busca o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo.

O PVE conta, ainda, com metodologias, ferramentas e conteúdos de parceiros como Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Canal Futura e Instituto Alana.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1