20180622 JeanMonteiro BlitzAgentesMirins Abre
Fotos: Jean Monteiro
Os Agentes Mirins da Cidadania de Esteio entraram em ação na tarde desta sexta-feira (22), na Rua Garibaldi (Rua Coberta). Os pequenos passaram uma mensagem para conscientizar os motoristas quanto à utilização do cinto de segurança, ao uso de aparelhos eletrônicos durante a condução e a uma das maiores causas de mortes violentas no país, a combinação de álcool e direção. A ação é da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), através da Fiscalização de Trânsito.

Jeniffer Oliveira, 12 anos, já estava na sua segunda blitz. Para a estudante do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Vila Olímpica, a operação é uma ótima forma de promover a conscientização. “Falar com as pessoas sobre os cuidados no trânsito é importante. Elas têm que entender que as dicas são para o bem delas. Acredito que elas prestam mais atenção quando é alguém mais novo falando”, disse. Outra aluna do Vila Olímpica, que também é agente mirim, é Roberta Vargas, 11 anos. Segundo ela, a orientação mais importante que as pessoas devem levar para o dia a dia é o risco de beber e dirigir. “É muito perigoso. Todos devemos ter cuidado com o trânsito. Sempre que vou sair de carro com alguém falo para ela prestar atenção e dirigir com segurança”, falou Roberta.

No lado dos motoristas, a resposta sempre é positiva para as falas dos agentes e ao material entregue. Sérgio Belleone, morador do Centro da cidade, aprovou a ideia. “Precisamos de ações assim. Se os mais novos já crescem com a mentalidade desse cuidado, teremos mais segurança no futuro. É bom eles espalharem essas informações com quem já está dirigindo também, informa de uma melhor maneira”, comentou.

O projeto Agentes Mirins da Cidadania abrange temas tradicionais escolares e preocupações atuais com o meio ambiente, saúde, trânsito, cidadania e ética. Participam das atividades estudantes entre 10 e 12 anos, que estejam cursando entre o quinto e o sexto ano do Ensino Fundamental. A ação busca desenvolver nos alunos novos conhecimentos, autoestima e respeito. É promovido pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU).


Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1