20180619 AdrianoRosadaRocha CapacitacaoGuardaMunicipal abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
A Guarda Municipal (GM) de Esteio completa nesta terça-feira (19) 12 anos de fundação. No dia do aniversário da corporação, 21 agentes que atuam na segurança dos espaços públicos da cidade estão passando por uma formação, oferecida pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). 

O curso, realizado no Seminário Claretiano onde está instalada a SMSMU, tem a carga horária de 80 horas/aula e acontecerá ao longo de quatro semanas, com oito encontros. Uma primeira turma de 19 guardas municipais foi capacitada em maio. A divisão foi feita de forma a não prejudicar o trabalho externo dos agentes, mantendo os atendimentos nas ruas e locais públicos do Município.

De acordo com o comandante da GM, João Ricardo Duarte, a reciclagem aborda disciplinas fundamentais para que os profissionais exerçam seu trabalho com eficácia. “Mesmo sendo os mesmos temas em todos os anos, os guardas têm a oportunidade de terem seus conhecimentos aprofundados”, disse.

São direitos humanos, primeiros socorros, legislação, prevenção e combate a incêndios, técnicas operacionais, armamento e tiro são os conteúdos abordados em aulas teóricas e práticas. As aulas são ministradas por profissionais da SMSMU e por profissionais do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ampliação da equipe
Atualmente, a Guarda Municipal de Esteio conta com 40 agentes. Em breve, 13 novos profissionais concursados passarão a atuar na GM. A Prefeitura já iniciou o chamamento dos aprovados para o cargo, conforme a ordem de classificação em concursos públicos realizados pela Administração Municipal, para a entrega de documentos e realização de avaliação psicológica. Com os novos integrantes, a Guarda esteiense terá uma ampliação de mais de 30% de seu efetivo.

Devido aos trâmites necessários para a nomeação, o ingresso dos novos guardas está previsto para o começo de agosto. Assim que foram admitidos, eles frequentarão um curso de formação profissional, que será ministrado por servidores da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), por convidados e por voluntários. Após o treinamento, e com a aprovação no teste e na avaliação psicológica para uso de arma de fogo, os novos agentes estarão aptos para iniciar o trabalho de vigilância e fiscalização pela cidade.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1