01BrasoPrefeituraA Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza nesta quarta-feira (13) dois eventos destinados a merendeiras e serventes de centros municipais de educação básica (CMEBs) e escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs). As atividades tratarão sobre dois diferentes assuntos. Para as merendeiras, com participação do Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei), o tema do encontro será sobre a alimentação para os alunos da inclusão. Já para as serventes, a atividade servirá para um processo de integração.

Em tempos de rotina acelerada, as 120 serventes da rede de ensino não têm tempo de se conhecerem. Pensando nisso, a SME promoverá um encontro onde as profissionais passarão por um acolhimento e integração. O evento será na Casa do Gaúcho no Parque de Exposições Assis Brasil das 9h às 14h.

De acordo com a coordenadora de eventos da SME, Iara Márcia Cabral, a ideia da atividade veio após a percepção de que as merendeiras têm um dia onde possam se reunir. “As serventes não têm o dia delas, então decidimos promover este evento. Este foi, também, um dos motivos pelo qual separamos esta data para aquelas que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos da rede”, disse.

O número de alunos de Educação Inclusiva vem crescendo cada dia mais nas escolas do Município e, com isso, a necessidade de uma dieta adequada. Com esta ideia, a SME promove uma formação com as merendeiras escolares com o tema “Alimentação e Educação Inclusiva”. A capacitação será na Câmara Municipal (Rua 24 de Agosto, 535) e será realizada em dois turnos: das 9h às 12h e das 13h às 16h30min.

Durante a manhã, profissionais do Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) capacitarão as merendeiras. “Nossas merendeiras estão muito próximas aos alunos com necessidades especiais, então é necessário capacitá-las para melhor conhecer e interagir com estes”, explicou a coordenadora de gestão alimentar da SME, Luciane Fabbris.

Já para a tarde, o encontro será somente para merendeiras das EMEIs, onde os nutricionistas da SME falarão sobre procedimentos operacionais padronizados (POPs).

Encontro de Serventes Escolares
Quando: Quarta-feira (13)
Local: Casa do Gaúcho no Parque de Exposições Assis Brasil
Horário: Das 9h às 14h
Tema: Acolhimento e integração do grupo de serventes da rede de ensino

Formação com Merendeiras Escolares
Quando: Quarta-feira (13)
Local: Câmara de Vereadores (Rua 24 de Agosto, 535)
Horário:
Das 9h às 12h (para todas as merendeiras)
Das 13h às 16h30min (para merendeiras das EMEIs)
Tema: Alimentação e Educação Inclusiva


Texto: Luciana Abdur