20180606 AdrianoRosadaRocha EtapaMunicipalConferenciaNacionalEducacao abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Durante toda esta quarta-feira (6), educadores esteienses e pessoas interessadas pelo tema estão participando da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018. O encontro está sendo realizado no Colégio Adventista (Rua Santo Amaro, 218).

Na abertura do encontro, o secretário municipal de Educação, Marcos Hermi Dal´Bó, ressaltou a importância do debate de questões como o Plano Municipal de Educação (PME) e o Plano Nacional de Educação (PNE) que, segundo ele, são temas que não podem ficar apenas nas questões de reflexão e devem ser aplicados no dia a dia das salas de aula, melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Dal, Bó frisou a forma como o PME foi construído em Esteio. “Avançamos muito na questão do pensar a educação e no nosso município nós avançamos ainda mais no pensar e no fazer a educação, que é o mais importante”, disse. “Hoje estamos aqui para fazer a discussão necessária, mas sempre digo por onde passo que só a discussão não adianta nada. É muito fácil falar. Tem que fazer”, destacou.

Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Severo, também destacou os debates que estão ocorrendo no Colégio Adventista e afirmou que serão escolhidos grandes nomes para representar Esteio nas etapas estadual e nacional do Conae. “O desafio da educação é diário, de mudança, de acompanhamento, de evolução, de crescimento e, tenho certeza, que com a participação de vocês, que são educadores, vamos produzir aqui pautas importantes para as próximas etapas do Conae”, discursou.

Tendo como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE - e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, o Conae 2018 deve ser realizado em todos os municípios do país, tendo como ponto de partida oito eixos temáticos diferentes (veja abaixo). As contribuições de cada etapa servirão de subsídio para o debate nacional.

Na etapa municipal, além de serem sistematizadas as reflexões e contribuições, serão escolhidos delegados para representar Esteio nas fase seguintes.


Programação
9h - Palestra A Consolidação do Sistema Nacional de Educação
Palestrante : Magela Lindner Formiga
11h - Encaminhamentos dos subgrupos para discussão dos oito eixos
13h15min - Encontro com os subgrupos para discussão dos oito eixos
15h - Plenária e aprovação do texto final
16h50min - Eleição dos delegados


Eixos temáticos
Eixo I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
Eixo II - Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
Eixo III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social;
Eixo IV - Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão;
Eixo V - Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão;
Eixo VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
Eixo VII - Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.


Veja mais em http://conaeesteio2018.blogspot.com/

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1