PoloUABEsteioEstão abertas, até 17 de junho, as inscrições da seleção de profissionais para o cargo de assistente à docência, com atuação nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Rio Grande do Sul, inclusive o de Esteio. Informações sobre o processo, assim como o edital, estão disponíveis no site do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pelo endereço http://assistentepolo.nte.ufsm.br/, no qual os interessados em participar do certame poderão fazer seu cadastro gratuitamente.

 

Podem concorrer às vagas pessoas com diploma de graduação, com experiência profissional em Educação a Distância e de magistério na educação básica ou superior e que possam destinar, diariamente, um turno de atividades pedagógicas no polo. A seleção ocorrerá em três etapas: homologação das inscrições, prova de títulos e experiências e entrevistas. A UFSM encaminhará a nominata dos candidatos para decisão e seleção final pela CAPES. Ao selecionado, está prevista a concessão de uma bolsa de R$ 1,1 mil.

 

O Assistente à Docência desenvolverá suas atividades no polo de educação a distância do município para o qual foi selecionado, sendo suas tarefas voltadas para atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa relacionadas aos cursos. Dentre as atividades do cargo, estão trabalhar de forma integrada e colaborativa com o coordenador de polo, apoiar as ações gerenciais da CAPES e ações acadêmicas das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que atuem no polo; dialogar com alunos, tutores e coordenadores de polo para desenvolver ações que visem estimular a frequência dos alunos no polo e outras ações que possam contribuir para a redução da evasão; auxiliar as IPES no atendimento tutorial, auxiliando os estudantes na contínua integração às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); encaminhar às IPES, quando necessário, dúvidas dos acadêmicos relativas às normas institucionais de cada curso, entre outras ações.

 

Processo seletivo de bolsistas assistentes a docência para os polos UAB
Prazo: até 17 de junho
Informações, edital e inscrições: http://assistentepolo.nte.ufsm.br/

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi