20180525 LucianaAbdur ReuniaoMetroplan abre
Foto: Luciana Abdur
O prefeito Leonardo Pascoal participou, nesta sexta-feira (24), de uma reunião para apresentação de projetos para prevenção de cheias na Região Metropolitana de Porto Alegre. No encontro, realizado na sede da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), foram detalhadas as ações previstas no plano de cenários e alternativas para a proteção da Bacia do Rio dos Sinos, que tem investimentos estimados em R$ 150 milhões. Também estiveram na reunião os prefeitos de Canoas, Luiz Carlos Busato, e de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link.

O plano é resultado de um estudo realizado pelo órgão nos últimos três anos, após as enchentes registradas na região entre 2012 e 2015. Neste período, Esteio passou por cheias de grandes proporções, tornando o debate sobre o assunto ainda mais relevante. "Nosso município acaba sofrendo mais do que outras cidades pois está em um ponto mais baixo da Bacia do Sinos e é atravessada por dois arroios”, afirmou Pascoal. “O Plano de Manejo de Águas Pluviais, sancionado em 2017, já é um diferencial e uma grande vantagem no combate às enchentes, mas dependemos das ações nas cidades vizinhas também”, completou.

O estudo elaborado apresenta a necessidade de construção e elevação de diques, a instalação de casa de bombas, além de outras obras necessárias para a proteção da região. Também está apontada a ordem de prioridade destas intervenções, de maneira que nenhuma obra prejudique as cidades vizinhas.