SabadocomSaudeNeste sábado (19), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 229) abrirá suas portas, das 8h às 14h, para uma nova edição do Sábado com Saúde. Dois assuntos estarão em destaque no evento. A partir das 9h30min, na sala de espera, um bate-papo aborda os riscos da automedicação, a importância da adesão ao tratamento proposto ao paciente e o descarte correto de remédios vencidos. Alimentação saudável e prática de exercícios físicos como forma de prevenir doenças e, por consequência, reduzir o uso de medicamentos, também serão assuntos comentados.

 

A partir das 10h30min, será a vez de falar sobre o Maio Vermelho. A Lei Estadual nº 12.535 instituiu o dia 31 de maio como o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal e, por isso, o mês ficou destinado como o período para a realização de campanha para prevenção e o combate ao câncer de boca, bem como para alertar para os cuidados com a saúde bucal. Outras UBSs de Esteio também têm previstas programações dentro do Maio Vermelho (veja abaixo)

 

Outros serviços estarão a disposição da comunidade durante todo o evento. Serão oferecidos verificação de HGT e de pressão, vacinas e confecção do cartão SUS.

 

Sábado com Saúde – UBS Votorantim 

Quando: sábado (19)
Horário: das 8h às 14h
Local: UBS Votorantim (Rua Ayrton Senna da Silva, 229)
Serviços oferecidos: verificação de HGT e de pressão, vacinas e confecção do cartão SUS
Salas de espera: riscos da automedicação (9h30min); Maio Vermelho (10h30min)

 

Maio Vermelho
Palestras, vídeos e exames preventivos

Quando: segunda-feira (21)
Locais: UBS Prefeito Juan Pio Germano (Ezequiel - Rua Ezequiel Nunes Filho, 79) e UBS Parque Claret (Av. João Neves da Fontoura, 347)
Horário: 8h às 12h

Quando: quarta-feira (23)
Locais: UBS Dr. Pedro Ernesto L. de Menezes (Primavera - Rua Orestes Pianta, 200), UBS Nickollas Gomes (Centro - Rua Fernando Ferrari, 948) e UBS Cruzeiro (Rua Hortêncio Guilhermino Batuta, 52)
Horário: 8h às 12h

Quando: quinta-feira (24)
Locais: UBS Jardim Planalto (Av. Porto Alegre, 987) e UBS Novo Esteio (Av. Celina Chaves Kroeff, 405)
Horário: 8h às 12h

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi