20180512 AdrianoRosadaRocha EncerramentoFeiraLivro abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
A 21ª Feira do Livro de Esteio foi encerrada neste sábado (12), na Av. Gov. Ernesto Dornelles. Após uma apresentação do Coro Municipal de Esteio, regido pelo maestro Renato Donini, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Rafael Figliero, declarou o fechamento do evento deste ano. Ele foi acompanhado pelo vereador Luis Duarte, pela biliotecária da SMCEL, Mara Franke, pelas escritoras homenageadas desta edição, Maria do Carmo Silveira e Norma Maciel Alves, e por representantes de entidades co-realizadoras da feira.

 

Entre a terça-feira (8) e o sábado (12), quem circulou pela estrutura montada no canteiro central da Avenida do Carnaval teve a oportunidade de comprar livros e outras publicações, além do artesanato feito por esteienses. Uma ampla programação cultural, sessões de autógrafos, bate-papo com autores e a presença da biblioteca móvel do Sesc permitiram ao público ter mais proximidade com a literatura, o teatro, a dança e a música.

 

A patronesse da 21ª Feira do Livro foi Léia Cassol. Ela é natural do Paraná e reside em Porto Alegre desde os 16 anos de idade. Sempre atuante no mundo da leitura, gostava de ler, realizava contação de histórias, organizava feiras literárias e, assim, entrou no universo da literatura. Logo começou a escrever. É uma das sócio-fundadoras da Editora Cassol e possui inúmeras publicações de livros nas áreas Infantil e Infantojuvenil. Escreve diversos gêneros, buscando sempre inovar, com obras que encantam pela qualidade. Léia tem como marca o cabelo roxo, que alegra a todos quando atua e encena as próprias histórias, desenvolvendo suas atividades lúdicas e pedagógicas.

 

Além disso, a feira prestou homenagem a outras duas autoras que residem no Município. Maria do Carmo Silveira é professora, escritora, poetisa e declamadora. Gaúcha de Rio Pardo, reside em Esteio há cerca de 30 anos. Participa de diversos eventos literários, saraus, feiras de livros e realiza atividades de contação de histórias e mediação de leitura em escolas e para o público da terceira idade. Também participa do Sarau realizado mensalmente na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. Maria do Carmo escreve romances, crônicas e poesias. Na 20ª edição da Feira do Livro de Esteio, em 2017, lançou o livro “No Mar Azul da Alma”, pela Editora Versus, de Esteio. Neste ano, foi uma das autoras contempladas com recursos do Funproarte 2018/1 para a publicação de nova obra.

 

Norma Maciel Alves trabalhou 22 anos no Hospital São Camilo. Atualmente, dedica seu tempo também à literatura. Canoense que reside em Esteio há mais de 40 anos, lançou “Os Sonhos e o Amor nos Levam ao Infinito: Poemas e Pensamentos”, sua primeira obra, pela Editora Versus, em 2015. A poetisa também teve projeto aprovado no Funproarte 2018/1 e deverá lançar novo livro em breve. Participa de eventos literários, feiras de livro, realiza mediação de leitura e contação de histórias e participa do Sarau na Biblioteca Pública Municipal.

 

A 21ª Feira do Livro de Esteio é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Esteio, com co-realização do Sesc e apoio do Sesi e da Corsan.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1