20180510 AdrianoRosadaRocha SemanaUsoRacionalMedicamentos abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha e Eduardo Baratto Leonardi
A Semana do Uso Racional de Medicamentos ocorre, anualmente, no Rio Grande do Sul, entre 5 e 11 de maio, como forma de marcar a passagem, no dia 5, do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Neste período, são feitas ações para conscientizar a população sobre o consumo adequado de remédios e os riscos da automedicação. Esteio aderiu à campanha, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. Integrantes da Farmácia Básica Municipal estão promovendo ações como conscientização das equipes das unidades básicas de saúde (UBS) e também na aplicação de um questionário, junto a alunos do curso de Farmácia da Ulbra, com os usuários do serviço.

 

O questionário é aplicado pelos estudantes com pacientes que tomam mais de cinco tipos de remédios por dia, conhecidos, em termos técnicos, como polimedicamentosos. “Com as informações da pesquisa, poderemos fazer um levantamento sobre os usuários da Farmácia e entender mais sobre as medicações que a pessoa toma, e de que forma ela toma”, explicou a coordenadora da Farmácia Básica, Carla Mülller.

 

Alunas do curso de Farmácia, Marielen Machado, 24 anos, e Maria Luísa Lemes, 23 anos, comentaram que é uma oportunidade de tirar dúvidas das pessoas sobre os remédios. “Essa ação é significativa para aproximar o farmacêutico do paciente, pois geralmente eles não sabem que nós também podemos ajudar nos remédios, não apenas os médicos”, ressaltou Maria Luísa. “Às vezes as pessoas não sabem que faz diferença e é importante tomar o medicamente sempre no mesmo horário”, complementou Marielen.

 

Conversa nas UBSs buscam multiplicar informações sobre uso adequado de medicamentos

Ao longo do mês de maio, servidores da Farmácia Básica Municipal estão indo até os postos de saúde da cidade para conversar com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Nesta quinta-feira (10), por exemplo, foi a vez da UBS Cruzeiro, aproveitando o momento da reunião semanal do posto. As palestras feitas nestes encontros tem como objetivo transformar os funcionários das UBSs em multiplicadores das informações sobre o consumo correto de medicamentos para as famílias que fazem parte da sua região de atuação. Orientar os pacientes a não tomar remédios em quantidades além da receitada, falar sobre os riscos da automedicação e comentar os cuidados com o armazenamento são alguns dos temas abordados. Para ajudar nesta tarefa, estão sendo distribuídos materiais impressos com as principais informações, os quais serão distribuídos pelas equipes à população.

 

Cada unidade visitada está recebendo, ainda, uma caixa para descarte de medicamentos vencidos. A orientação à comunidade é de não consumir remédios com prazo expirado, pois estarão com suas características alteradas, nem colocá-los no lixo comum. A equipe da Farmácia Básica Municipal fará a coleta das caixas e dará o encaminhamento correto aos medicamentos entregues pela população. O descarte pode ser feito, também, diretamente na Farmácia Básica.

 

Sobre a Farmácia Básica Municipal

A Farmácia Básica Municipal fica na esquina da Rua Dom Pedro com Aristides Stumph, no Centro de Esteio. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h45min. Ao todo, 111 tipos diferentes de medicamentos são disponibilizados pelo Município, conforme a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Diariamente, cerca de 460 pessoas são atendidas pelo serviço.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi e Jéssica Gerber

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1