20180509 JeanMonteiro AtividadesSemanaSaudeMentalCapsI abre
Fotos: Jean Monteiro
Por conta da Semana de Saúde Mental, as atividades desta quarta-feira (9) nos três centros de Atenção Psicossocial de Esteio foram um pouco diferentes das habituais. No caso do CAPS Infantojuvenil (CAPSi) Divertidamente, por exemplo, os jovens dançaram, brincaram, jogaram, desenharam e escreveram, tudo para passar a mesma mensagem: a importância dos cuidados do serviço de saúde mental.

Uma das escritas e pinturas era a de Natália Escobar, 17 anos, estudante do Colégio Estadual José Loureiro da Silva. A mensagem que ela quis passar foi “Seja otimista”. A frase é de grande importância para a jovem, que frequenta o CAPSi há pouco mais de um ano. “Os encontros do centro me ajudam muito em minhas dificuldades. Tenho grandes amigos aqui”. Natália também comentou sobre a importância da semana especial. “É bom sair da rotina e poder falar sobre o tema de outras formas”, concluiu.

 

Para Liz Carniel, coordenadora do CAPSi, a mudança das atividades direcionadas servem para celebrar a Semana da Saúde Mental e mostrar que os jovens são mais do que usuários do equipamento. “A ideia principal é que possamos mostrar que não é apenas alguém com alguma doença. É um jovem ou uma criança que estão ali. Eles gostam de fazer outras atividades e temos que respeitar isso”, salientou.

A Semana da Saúde Mental termina na quinta-feira (10), com programações na Rua Garibaldi (Rua Coberta). Das 10h às 15h, serão expostos trabalhos confeccionados nos grupos dos serviços de saúde mental, com a ideia de mostrar o que as pessoas atendidas pelo CAPSi, pelo CAPS II e pelo CAPS Álcool e Drogas desenvolvem, como pinturas, artesanatos e escritas. No mesmo local, o grupo de teatro Miniatores, do Projeto Teatro Para Todos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, fará apresentações em dois horários, às 10h e às 14h.

Semana da Saúde Mental em Esteio
Quinta-feira (10)
Exposição de trabalhos de grupos e oficinas dos CAPS
Local: Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Horário: das 10h às 15h
Apresentações de teatro, às 10h e às 14h, com o grupo Miniatores da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya

Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1