01BrasoPrefeituraNa quinta-feira (10), o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Kohlrausch, assinarão o termo de início das obras de infraestrutura no Loteamento Neuza Brizola. Diretamente, 160 famílias serão beneficiadas com as intervenções. A assinatura ocorrerá na Rua Osvaldo Jesus Vieira, próximo ao antigo pavilhão de reciclagem, às 17h.

 

Por conta da obra, serão implantadas redes de esgoto pluvial e cloacal e pavimentadas ruas e passeios públicos. Também serão realizadas intervenções de paisagismo nos largos 1 e 2. Além disso, durante e depois das obras, será oferecida uma série de ações do Trabalho Técnico Social, como oficinas, visitas domiciliares e cursos de geração de trabalho e renda, visando a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade.

 

O dinheiro para a realização do serviço, cerca de R$ 1,5 milhão, é da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, financiados pela Caixa Econômica Federal. As obras serão executadas nas ruas Oswaldo Jesus Vieira e Nações Árabes, nos calçadões Norte e Sul, e nas travessas 70 a 74. Na rede de drenagem, serão mais de 600 metros de tubulação e, na de esgoto cloacal, mais de mil metros. A pavimentação asfáltica será aplicada em mais de mil metros quadrados. Outros 2 mil metros quadrados de ruas serão calçados com blocos de concreto intertravados.

 

Trabalho Social

O objetivo do Trabalho Técnico Social, realizado em projetos como o da revitalização do Loteamento Neuza Brizola, é fazer com que a comunidade acompanhe efetivamente o projeto e participe de ações educativas e de mobilização social, visando o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Uma empresa especializada é contratada para oferecer uma série de atividades, como oficinas de geração de trabalho e renda, projetos culturais e eventos artísticos e esportivos, entre outros. Quem coordena e fiscaliza o trabalho é uma equipe da SMDUH, composta por assistentes sociais, psicólogos, técnico ambiental e estagiários. Na Neuza Brizola, o Trabalho Técnico Social terá duração de 11 meses.

 

Assinatura do termo de início de obra – Loteamento Neuza Brizola

Quando: Quinta-feira (10)
Horário: 17h
Local: Rua Osvaldo Jesus Vieira, próximo ao antigo pavilhão de reciclagem

 

Texto: Jean Monteiro