20180430 AdrianoRosadaRocha DoacaoRedemacReformaJuntaMilitar abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
A Junta Militar de Esteio está passando por reformas. Com a doação de materiais de construção, como massa corrida, canos, tintas e rejuntes, fornecidos pela Redemac, o local ganhará melhorias em sua estrutura. Na manhã desta segunda-feira (30), o prefeito Leonardo Pascoal e os proprietários da Redemac, Joel Schmidt e Ângela Schmidt, foram até a Junta vistoriar o andamento das intervenções.

Pascoal agradeceu à Redemac pelo apoio e frisou a importância de se fazer parcerias com a iniciativa privada. “Trabalhando em conjunto com as empresas a gente pode alcançar resultados muito mais efetivos”, afirmou.

As reformas iniciaram-se na última quarta-feira (25) com colocação de massa corrida nas paredes. Serão feitas, ainda, troca de canos, pintura nas paredes, instalações de uma pia no espaço onde será a cozinha e de um novo ar-condicionado.

A coordenadora da Junta Militar, Carmem Pavão, foi quem tomou a iniciativa de solicitar as melhorias. “Foi me espelhando na gestão atual, que visa a integração da sociedade com o serviço público através de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, que fiz a solicitação”, contou. Carmem também ressaltou a importância do atendimento feito. “As pessoas que vierem procurar o serviço precisam se sentir bem, em um ambiente claro e confortável. Harmonização maior resulta em um atendimento melhor”, disse.

A Junta continua com o atendimento normal de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h, junto ao prédio da Prefeitura Municipal (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150).


Alistamento obrigatório
No ano em que completam 18 anos, brasileiros do sexo masculino devem fazer o alistamento militar até o último dia útil de junho (em 2018, dia 29 de junho). A partir deste ano, o processo pode ser feito pela Internet para quem tem CPF. Quem ainda não possui o documento deverá procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. Em Esteio, a Junta funciona no prédio da Prefeitura Municipal (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150) e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. O período de alistamento teve início no primeiro dia útil de janeiro e vai até o último dia útil de junho.

Pela Internet, o alistamento pode ser feito no site www.alistamento.eb.mil.br, página na qual também podem ser obtidas mais informações sobre a seleção ao serviço militar. No entanto, a opção online só está disponível para quem já tem CPF, que será utilizado para validação dos dados pessoais. Após o preenchimento do cadastro, o inscrito poderá acompanhar na própria página o andamento do processo, que pode resultar no encaminhamento à seleção geral ou à dispensa do serviço militar obrigatório.


Quem não tem CPF precisará ir até a Junta do Serviço Militar levando certidão de nascimento, comprovante de residência (ou declaração assinada) e RG.

Vale lembrar que o alistamento militar é obrigatório. Além de pagar multa, quem não se alistar dentro do prazo não poderá retirar passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional ou registro para exercício de qualquer função, inscrever-se em concurso público, entre outras restrições.

Alistamento militar obrigatório
Quem deve se alistar
Todo brasileiro do sexo masculino no ano em que completar 18 anos

Período de alistamento
Do primeiro dia útil de janeiro ao último dia útil de junho

Como fazer para se alistar
Quem possui CPF
Acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e preencher o cadastro. Após, acompanhar no site a situação do alistamento.

Quem não possui CPF ou tem dificuldade de acesso à Internet
Deve ir, pessoalmente, à Junta do Serviço Militar de Esteio para se alistar. Endereço: Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 (prédio da Prefeitura)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h
Documentação necessária na Junta Militar: certidão de nascimento, comprovante de residência (ou declaração assinada) e RG

Informações
Página do Alistamento Militar: www.alistamento.eb.mil.br
Junta Militar de Esteio: telefone 3433-8147


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1