20180416 JeanMonteiro FormacaoCicloAlfabetizacao abre
Fotos: Jean Monteiro
Professores dos três primeiros anos das escolas do Município estão recebendo, ao longo desta semana, uma formação para tratar sobre o Ciclo de alfabetização. A ideia é trabalhar com os profissionais a importância dos pareceres descritivos e planilhas de avaliação, elementos novos que compõem o acompanhamento de evolução dos alunos, conforme a Base Municipal Comum Curricular (BMCC).

Os documentos serão os norteadores para a garantia de um melhor aprendizado. Com eles, os professores, as escolas e a Secretaria Municipal de Educação (SME) poderão acompanhar se os objetivos de cada ano do ciclo inicial foram atingidos. Os professores têm a possibilidade de classificar os avanços de cada um dos alunos. Os pais também são beneficiados com os documentos, pois podem acompanhar de perto esse avanço graças ao EducaWeb, sistema de gestão escolar implantado pela SME, que integra as informações de todas as escolas da rede municipal de ensino.

Além das informações referentes à BMCC, os professores também tiraram dúvidas sobre o programa Federal Mais Alfabetização, criado no início deste ano pelo Ministério da Educação. O objetivo é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. No Mais Alfabetização, todo professor regente contará com o apoio de um assistente de alfabetização para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. As inscrições para ser um dos auxiliares voluntários no Mais Alfabetização vão até a próxima quarta-feira (18), na sede da SME (Rua Alegrete, 455), das 8h às 12h e das 13h às 17h.


Na próxima terça-feira (17) e quinta-feira (19), professores do segundo e terceiro ano da Rede Municipal receberão as suas formações, respectivamente.


Texto: Jean Monteiro

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1