01BrasoPrefeituraO período de inscrições do processo seletivo para contratação de auxiliares de alfabetização voluntários para atuar no Programa Federal Mais Alfabetização em Esteio foi prorrogado. Os interessados têm até a próxima quarta-feira (18) para comparecer no prédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), na Rua Alegrete, 455, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para efetuar sua inscrição levando os documentos solicitados no edital do processo.

Os selecionados atuarão colaborando com os professores alfabetizadores nos 18 centros municipais de Educação Básica (CMEB) do Município e receberão uma bolsa-auxílio de R$ 150, recursos do Ministério da Educação, para cobrir custos de alimentação e de transporte. A carga horária é de cinco horas semanais.

Podem concorrer às vagas pessoas acima de 18 anos, com, no mínimo, Ensino Médio completo e que possuam curso ou habilidade na atividade de apoio à docência. Professores alfabetizadores; estudantes de graduação, preferencialmente em pedagogia ou licenciatura; profissionais com curso de nível médio em magistério; estudantes de cursos técnicos de institutos federais ou de universidades públicas ou particulares; e pessoas com conhecimento comprovado na área de apoio à docência fazem parte do perfil solicitado pela SME.

A seleção se dará em três etapas. A primeira será a análise de currículo, seguida por prova de conhecimentos básicos na área de alfabetização, prevista para sexta-feira (20), e entrevista, estimadas para ocorrer entre 23 e 25 de abril. O resultado final será divulgado no dia 30 de abril. Mais informações e detalhes sobre o processo seletivo podem ser acessados no edital.

O Programa Mais Alfabetização é uma iniciativa do Ministério da Educação criada no início deste ano. O objetivo é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. No Mais Alfabetização, todo professor regente contará com o apoio de um assistente de alfabetização para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. Haverá apoio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos específicos para a contratação desses assistentes e para a realização de atividades voltadas para as turmas de primeiro e segundo anos do ensino fundamental.


Processo seletivo de auxiliares de alfabetização voluntários do Mais Alfabetização
Inscrições: Até quarta-feira (18)
Local: Secretaria Municipal de Educação (Rua Alegrete, 455)
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Documentos e outras informações: acesse o edital do processo seletivo