01BrasoPrefeituraA Secretaria Municipal de Educação (SME) está organizando nos centros municipais de Educação Básica de Esteio o concurso literário “Mundos (Di)versos”. A ideia é desenvolver nas crianças esteienses as habilidades e as práticas de um escritor, além de promover o gosto pelo mundo das letras. O concurso é divido em três categorias e contempla todos os anos dos CMEBs. O concurso conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

 

Desde março, os professores da rede de ensino receberam formações para desenvolver os projetos literários com seus alunos. Estudantes do primeiro ao terceiro ano desenvolverão poemas para o concurso. Para estudantes do quarto ao quinto ano, a categoria será histórias em quadrinhos. Para anos finais e Ensino de Jovens e Adultos, o tema será a construção de uma narrativa. Os trabalhos serão expostos e votados nas escolas durante a Semana do Livro e da Leitura, prevista para acontecer entre 23 a 28 de abril, de acordo com a organização de cada escola.

 

Após a escolha dos representantes das escolas em cada uma das três categorias, os trabalhos serão encaminhados para a SME. Um grupo de jurados vai analisar cada um dos textos selecionados. Os melhores serão apresentados durante a 21ª Feira do Livro de Esteio, que ocorre de 8 a 12 de maio na Avenida Governador Ernesto Dornelles (Av. do Carnaval).

 

Texto: Jean Monteiro