01BrasoPrefeituraA Prefeitura Municipal de Esteio, através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), informa que está em contato permanente com a Brigada Militar e Polícia Civil a fim de monitorar as ocorrências do Município, especialmente àquelas que vêm sendo difundidas nas redes sociais acerca de sequestro de crianças.

Segundo o major André Luiz Stein, que responde pelo comando do 34º BPM, além de não haver nenhum registro de ocorrências policiais, não houve nenhuma solicitação de atendimento de ocorrências com essas características. Diante disto, a Brigada Militar alertou que os boatos sobre tentativas de sequestro de crianças acabam causando pânico desnecessário na população.

Da mesma forma, o chefe de Investigações da Delegacia de Polícia de Esteio, inspetor de Polícia Dinoel Gabana de Souza, informou que não existem registros de boletins de ocorrências envolvendo sequestro de crianças e nem mesmo de tentativas desse crime, o que, segundo relata, está sendo acompanhado pela Delegacia de Polícia de Esteio e de outros municípios. Dinoel alerta, ainda, que a publicação ou difusão de boatos em redes sociais pode resultar em responsabilização criminal das pessoas envolvidas.

Embora os fatos não terem sido comprovados e se tratarem de boatos, as famílias devem manter os cuidados com as crianças e, no caso de suspeitas ou de ocorrência de crimes, devem relatar imediatamente aos órgãos policiais atuantes no Município.