20180214 LucasBicudo PalestraEduardo
Foto: Lucas Bicudo/Divulgação
Assim como a Educação Infantil teve um evento especial marcando o início do ano letivo, a volta às aulas para o Ensino Fundamental também contará com uma atividade pensada para os profissionais da área.

Na próxima segunda-feira (19), às 18h, o palestrante e escritor Eduardo Shinyashiki falará sobre “Autoestima e Motivação para Professores”. Apesar do nome, o evento é voltado para todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A palestra será na Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil. Para garantir um lugar na plateia, o servidor da SME deve realizar a inscrição através deste link.

 Especializado em desenvolvimento das competências de liderança aplicada à Administração e à Educação, Shinyashiki também trabalha com a preparação psicológica de equipes de alto rendimento. Ao longo de sua carreira participou de vários programas de especialização em desenvolvimento humano, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, México e Índia.


Alunos também retornam na segunda-feira
Conforme o calendário da SME para o ano letivo 2018, os alunos dos 18 centros municipais de Educação Básica (CMEBs) retomam as atividades em sala de aula também na próxima segunda-feira (19). Já as turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) reiniciam os estudos na terça-feira (20).

Segundo dados do boletim de alunos da Rede Municipal de dezembro do ano passado, 8,3 mil alunos estão matriculados nas instituições de ensino da rede pública municipal.


Rondas
Para garantir a segurança destes mais de 8 mil alunos que retornam às aulas, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) prepara uma ação especial de ronda em todas as instituições de educação do Município. O serviço de segurança teve início nesta quarta-feira (14), e conta com agentes de trânsito e membros da Guarda Municipal resguardando as instituições de ensino.


Base Municipal Comum Curricular  é uma das principais novidades para o ano letivo 2018
O ano letivo de 2018 vai começar com mudanças para os profissionais da rede e estudantes esteienses. Uma das principais é a implantação da Base Municipal Comum Curricular. O documento busca dar acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, independente do local onde estudam.

O fato de ter um currículo comum possibilita um melhor acompanhamento das condições do ensino prestado pelas instituições. Entre as melhorias presentes no documento, pode-se destacar a organização do ciclo de alfabetização, que se estende até o 3º ano do ensino fundamental. Com a divisão por fases, o aluno aprenderá no primeiro ano, por exemplo, a fonética de letras e palavras, além de entender como elas são construídas. Com a Base, os alunos de Esteio terão aula, dentre outros temas transversais, sobre Educação Fiscal, para compreender o funcionamento de uma administração pública e as responsabilidades de cada cidadão para o desenvolvimento do Município.

Além disso, também houve o aumento da média para aprovação do aluno, de 5 para 6, e as sextas-feiras passarão a ser de aula normal, não mais o turno reduzido. Dessa forma, o Município passará a cumprir a carga horária mínima anual de aulas, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O ano de 2018 marca, ainda, o início da gestão de diretores e vice-diretores eleitos em dezembro do ano passado. Votaram no pleito, realizado em todos os CMEBs e EMEIs com o uso de urnas eletrônicas, estudantes (a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos), pais ou responsáveis, membros do Magistério e servidores das escolas. O mandato vai até 2021.

Palestra para profissionais da Educação

Quando: Segunda-feira (19), às 18h
Local: Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil
Palestrante: Eduardo Shinyashiki
Tema: 
Autoestima e Motivação para Professores
Inscrições: Pelo link http://bit.ly/2HeIJOr

Volta às aulas

Quando: Segunda-feira (19), ensino fundamental e terça-feira (20), EJA

Texto: Jean Monteiro