PoloUABEsteioO Polo da UAB de Esteio, que atende junto à Secretaria Municipal de Educação (SME), abriu nesta sexta-feira (6), inscrições para seleção de tutores na modalidade a distância para os cursos de graduação em Geografia, Letras e Administração Pública, oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Interessados em participar da seleção devem se inscrever até o dia 22 de fevereiro, exclusivamente em um formulário eletrônico disponibilizado na internet, no endereço www.unipampa.edu.br/ead. A inscrição é gratuita.

Há uma vaga disponível para cada curso em Esteio e o selecionado receberá uma bolsa-auxílio de R$ 765 para uma carga horária de 20 horas semanais. Você pode acessar o edital de seleção dos tutores das graduações de Administração Pública, Licenciatura em Geografia e Licenciatura em letras, clicando em cada um dos cursos. 

Os tutores realizarão o acompanhamento das disciplinas oferecidas nos cursos. Os requisitos básicos para participar da seleção são ter comprovante de formação em nível Superior e experiência mínima de um ano no magistério da Educação Básica ou superior.

A seleção dos tutores será efetuada por uma comissão de seleção designada pela Coordenação do Curso, realizada mediante duas etapas: prova de títulos (classificatória) e entrevista (eliminatória), que comprovem as capacidades para desempenho das atividades tutoriais. A lista dos candidatos selecionados, acompanhada da classificação e da pontuação, será divulgada no dia 8 de março e pode ser acessada no site www.unipampa.edu.br/ead/.

Vínculo com quatro universidades federais
A UAB iniciou suas atividades em Esteio no dia 7 de junho de 2014, com a inauguração oficial da sede e o início do primeiro curso de extensão. As atividades são organizadas em parceria entre a SME e instituições públicas de Ensino Superior (Unipampa, a Universidade Federal de Pelotas, a Universidade Federal do Rio Grande e o Instituto Federal Sul-rio-grandense) e oferecidas na modalidade a distância, com algumas aulas presenciais.

As formações e capacitações são gratuitas. No início de 2017, o Polo tinha vínculo com uma universidade e duas especializações em andamento, com cerca de apenas 60 alunos ativos. Com a nova formação, serão 12 cursos são oferecidos, entre especialização, extensão e graduação, somando 550 alunos.

O que é o UAB?
O Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.


Seleção de tutores presenciais para os Cursos de bacharel em Administração Pública, licenciatura em Geografia e Letra
Inscrições: De sexta-feira (9) a 22 de fevereiro, através do site http://porteiras.s.unipampa.edu.br/ead/
Resultado: 3 de março no site
Editais: Administração Pública - clique aqui, Geografia - clique aqui, Letras - clique aqui

Texto: Jean Monteiro