relatoriogestao2017A Prefeitura de Esteio disponibiliza para acesso online o Relatório de Ação do Governo 2017 (clique aqui para acessar). O documento traz algumas das ações realizadas pela Prefeitura, destacando valores aplicados e indicadores. As informações são apresentadas em catorze objetivos estratégicos, divididos em quatro eixos estruturantes, estabelecidos no planejamento da Administração Municipal para o período de 2017 a 2020 (Esteio do Bem-Estar, Esteio do Desenvolvimento, Esteio de Oportunidades e Esteio da Responsabilidade).

 

Para o prefeito Leonardo Pascoal, o relatório faz parte de um dos compromissos assumidos por esta gestão. “Quando iniciamos o mandato, estabelecemos metas a serem cumpridas. Dar transparência ao que foi realizado é nossa obrigação enquanto gestores. O relatório é um documento público e qualquer cidadão poderá ter acesso para saber o que realizamos durante este primeiro ano e como gastamos os recursos públicos”, afirmou.

 

Com a divulgação do arquivo, a Prefeitura cumpre o que determina a lei, sancionada no final de 2017, que regulamenta o Modelo de Governança e Gestão do Poder Executivo. De acordo com a Lei Complementar 6.711/2017, o Modelo de Governança e Gestão do Poder Executivo tem como atribuições estabelecer diretrizes para a formulação de políticas públicas; encaminhar propostas de políticas apresentadas pelas secretariais municipais; articular as secretarias; acompanhar indicadores sociais, econômicos e institucionais do Município; e acompanhar balanços e relatórios de gestão dos órgãos da Administração Municipal.

 

Cada um dos sistemas estipulados pela lei terá responsabilidades específicas. O de Controle Social fará a relação entre a Prefeitura e os setores da sociedade civil organizada; o de Planejamento e Gestão se ocupará de projetos de desenvolvimento territorial, econômico e social de Esteio; o de Gestão Administrativa se preocupará com a gestão de pessoal, o desenvolvimento organizacional e a modernização administrativa da Prefeitura; e o de Controle Interno terá, como principais norteadores, a defesa do patrimônio público e a transparência.

 

Clique aqui para acessar o Relatório de Ação do Governo 2017

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi