20180207 DjalmaCorreaPacheco LancamentoCarnaval2018 abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Foi lançado oficialmente, em uma solenidade na noite desta quarta-feira (7), na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, o Carnaval de Esteio 2018. Com o tema “Não à Intolerância e sim à Diversidade”, o desfile de escolas de samba e blocos, principal atividade da Festa de Momo esteiense, será no dia 17 de março, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (PEEAB).

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu ao subsecretário do PEEAB, Sérgio Bandoca Foscarini, pelo espaço cedido para a realização do Carnaval e de outros eventos de Esteio. Pascoal também ressaltou a união entre a Administração Municipal e a Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) para a realização do Carnaval na cidade. “Estamos todos imbuídos no mesmo espírito, que é o de fazer o Carnaval de 2018 aqui na nossa cidade ser um sucesso e ser um marco nesta retomada, nesta mudança de paradigma em relação ao nosso carnaval de Esteio”, afirmou. “Estamos dando autonomia para a Liga organizar o Carnaval porque confiamos no trabalho da entidade. O Carnaval é uma festa popular e deve ser pensada por quem vive este evento durante todo o ano”, ressaltou.

Responsável por administrar o PEEAB, Bandoca lembrou que, no mesmo dia, se reuniu com o prefeito esteiense para firmar a parceria. “Estou aqui hoje para dizer que o Carnaval em Esteio será no Parque Assis Brasil, no lugar que vocês entenderem que é o melhor para a realização do evento. Quero dizer ao Leonardo que a partir de agora até o final do Carnaval, quem manda no Parque é a Prefeitura e tudo o que ele decidir eu assino embaixo”, disse. Bandoca afirmou ainda que pretende definir com a Administração Municipal um calendário oficial de eventos no Assis Brasil, que possa garantir ao Município o uso do Parque nos próximos anos.

Também participaram da solenidade, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, e o presidente da Liesbe, Glênio Caetano, além de outras lideranças voltadas ao Carnaval.


Inscrições de blocos
O desfile de Carnaval de Esteio contará com a participação de três escolas de samba de Esteio (Salgueiro, Mocidade Independente do Jardim Planalto e Unidos da Viradouro) e de blocos carnavalescos. As inscrições dos blocos devem ser feitas de 19 a 27 de fevereiro na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900), diretamente com os membros da liga no local. Não há custos. O regulamento será divulgado em breve.


Rainha do Carnaval
As inscrições para o concurso Rainha do Carnaval seguem até a próxima quinta-feira (15). Para participar, a concorrente deve ir até a Casa de Cultura, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 18h, e preencher a ficha de inscrição.

A escolha da corte acontecerá no dia 18 de fevereiro, às 16h, na Praça da Juventude (Parque Galvany Guedes – Av. Porto Alegre, 505). Serão avaliados os quesitos samba no pé, desenvoltura e beleza. Mais detalhes podem ser acessados no regulamento do concurso (clique aqui para acessar).

Promovido pela Liesbe em parceria com a Prefeitura Municipal, o Rainha do Carnaval de Esteio terá três categorias: adulto (de 18 a 30 anos), juvenil (de 13 a 17 anos) e infantil (de 5 a 12 anos) – para participar nessas últimas duas categorias, é necessária a autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis. A votação será feita por cinco jurados, entre moradores do Município e de outras localidades.


Carnaval de Esteio 2018

Desfile de escolas de samba e blocos
Quando: 17 de março
Horário: A definir
Local: Parque de Exposições Assis Brasil (acesso pelo portão 7 – Av. Celina Kroeff, esquina Av. Rio Branco)
Quanto: Entrada franca

Inscrições de blocos
Quando:
De 19 a 27 de fevereiro
Local: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya (Rua Padre Felipe, 900)
Horário: De segunda a sexta-feira, das 18h às 21h
Quanto:  Gratuito
Regulamento será divulgado em breve


Rainha do Carnaval de Esteio 2018
Quando: 18 de fevereiro
Horário: 16h
Local: Praça da Juventude (Parque Galvany Guedes – Av. Porto Alegre, 505)
Quanto: Entrada gratuita

Inscrições de candidatas
Quando: Até quinta-feira (15)
Local: Casa de Cultura 
Horário: De segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 18h
Quanto: Gratuito
Veja aqui o regulamento

Apresentação dos sambas das escolas e blocos
Quando: 25 de fevereiro
Horário: 16h
Local: Praça da Juventude
Quanto: Entrada gratuita

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1