20180205 LucianaAbdur AberturaAnoLetivo abre
Foto: Luciana Abdur
Na manhã desta segunda-feira (5), profissionais da rede municipal de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores para o início do ano letivo 2018 da Educação Infantil. O tema discutido foi “Currículo na Educação Infantil”, em palestra conduzida pela professora de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Maria Carmen Silveira Barbosa. Durante o evento, foram listados conteúdos que devem ser seguidos e transmitidos às crianças nesta fase escolar, que vai dos zero aos 5 anos de idade.

 

Em sua fala na abertura do encontro, o prefeito Leonardo Pascoal citou a importância desta etapa no processo de conhecimento e aprendizagem dos alunos. “Educação Infantil é educação, precisa ter um caráter de ensino, não é apenas um local onde as famílias deixam seus filhos enquanto trabalham. Um importante instrumento para mudar essa cultura é a Base Municipal Comum Curricular, que precisa sair do papel e ser efetivada diariamente em sala de aula”, comentou.

 

Pascoal ainda destacou o aumento, em 2017, de 7,5% no número de vagas para crianças de zero a cinco anos em escolas municipais, conveniadas e particulares, e comunicou a retomada das obras na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Denise Bortolini, na Vila Olímpica, que deveria ter sido concluída em 2014. “Sabemos da importância daquele espaço que, quando estiver pronto, vai nos permitir atender mais, e melhor, as crianças do nosso Município”, concluiu.

 

Retomando a Base Curricular, o titular da SME, Marcos Dal'Bó, ressaltou que o documento servirá como meio de avaliar e promover melhorias nas instituições de ensino. “Se nós tivermos que avaliar algum processo dentro da escola, temos como buscar na base esse subsídio”, disse. Também acompanharam a abertura do ano letivo da Educação Infantil o vice-prefeito, Jaime da Rosa, e as vereadoras Fernanda Fernandes e Rute Pereira.

 

Texto: Luciana Abdur

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1