OperacaoNatalGuardaTransito_003
Foto: Eduardo Baratto Leonardi
No dia 2 de fevereiro de 2017, um ato em frente a Prefeitura de Esteio marcou o lançamento do programa Guarda Mais Presente. A iniciativa tem como objetivo colocar mais agentes da Guarda Municipal nas ruas da cidade, fazendo patrulhas em parceria com a Brigada Militar nos pontos de maior movimento de Esteio. Neste primeiro ano, as rondas motorizadas abrangeram quase 22 mil pontos da cidade, uma média mensal de 1,8 mil abordagens. Elas resultaram no registro de 46 boletins de ocorrência (com maior incidência em dezembro, quando a Guarda Municipal participou da Operação Natal Mais Seguro), 43 pessoas detidas e 18 prisões efetuadas.

 

A adoção do programa, coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), promoveu uma reestruturação da Guarda, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes. Motos que estavam paradas, precisando de manutenção, foram consertadas e voltaram a ser utilizadas nas rondas. Além disso, uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.

 

Outra melhoria realizada em 2017 foi a colocação em uso, em março, de rádio comunicadores que foram adquiridos pelo município e estavam parados há mais de cinco anos. Em outubro, o número de equipamentos para uso da Guarda Municipal, da Fiscalização de Trânsito e da Defesa Civil Municipal foi ampliado. Com isso, o sistema de comunicação da SMSMU passou a contar com nove estações em viaturas, 10 aparelhos portáteis, 15 baterias, uma rádio base e uma repetidora, agilizando a integração entre os serviços e tornando mais rápida e eficiente a resposta em caso de ocorrências.

 

Além disso, ao longo do ano os guardas municipais participaram de diferentes capacitações. Entre elas, o curso preparatório para uso de armas não-letais, treinamento de tiro com armas de fogo e táticas de abordagem e algemação.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi