20171229 DjalmaCorreaPacheco PosseNovaMesaDiretoraCamaraVereadores abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
A parceria e a sintonia entre os poderes Executivo e Legislativo de Esteio ao longo de 2017 foram destacadas durante a posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores realizada na manhã desta sexta-feira (29). Em 2018, a Casa será comandada pelo vereador Sandro Severo. O vice-presidente será Euclides Castro e como primeiro e segundo secretários, respectivamente, Mário Couto e Rute Pereira.

Em seu discurso na solenidade, o prefeito Leonardo Pascoal agradeceu ao ex-presidente Felipe Costella pelo ano de trabalho em conjunto, desejou sucesso ao novo comandante e destacou as 249 proposições que foram enviadas pela Administração Municipal, apreciadas, votadas e aprovadas pela Câmara. “Não fosse a sintonia e a parceria entre os poderes, não teríamos feito a metade daquilo que fizemos”, afirmou. Pascoal destacou alguns projetos, como o programa de incentivo financeiro ao hospital São Camilo, o Plano Diretor de Drenagem, a revisão do Estacionamento Rotativo, o programa Em Dia com Esteio, a política de incentivo ao desenvolvimento econômico, o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e o Modelo de Governança e Gestão, entre outros. “Tudo isso só foi possível graças ao trabalho coordenado entre secretarias, o Poder Legislativo, e as diferentes áreas de nosso governo. E nessa sintonia, nesse debate, a conseguimos ter a compreensão da maioria e, às vezes, unanimidade na aprovação dos projetos”, frisou.

Pascoal aproveitou para apresentar outros dados possíveis graças à harmonia entre os dois poderes. Afirmou que a Prefeitura recebeu 1.453 expedientes, entre pedidos de providências, requerimentos, entre outros. Deste, 1.246 foram respondidos (85,75%) e os outros 207 estão em processo. Além disso, foram 1.221 demandas solicitadas pelos vereadores, com 633 já executadas e 588 em andamento. “Nós estabelecemos uma relação respeitosa, de independência, mas sobretudo de harmonia em Prefeitura e Câmara, que se reflete no dia a dia com a entrega de melhores serviços para nossa comunidade”, disse o prefeito, elogiando, ainda, a economia de mais de R$ 820 mil que a Câmara fez em 2017, recursos que foram devolvidos para o Executivo e usados em diferentes necessidades. “A Câmara de Esteio dá exemplo em matéria de economia e bom uso do dinheiro público, para que possamos investir nas pessoas, que é nossa prioridade”, afirmou.

O trabalho coordenado entre Executivo e Legislativo e a gestão responsável dos recurso também foram lembrados no discurso de Sandro Severo. “Essa Câmara já é referência, pois não tem diárias, não tem 13º salário e férias para vereador, não tem ajuda de custo, auxílio combustível, verba de gabinete e vale-refeição, como outros poderes têm. Essa Câmara dá exemplo para a Nação brasileira”, disse o novo presidente. “Quero encerrar meu discurso afirmando que o prefeito pode contar com o Poder Legislativo. Independente de ser situação ou oposição, nós queremos o bem maior, que é o bem para a sociedade de Esteio. E nós vamos discutir, sim, sempre de maneira transparente, como fizemos em 2017”, finalizou.

O vereador Felipe Costella agradeceu ao empenho dos colegas ao longo do ano em que esteve à frente da Câmara e também à Prefeitura. “Com certeza absoluta, fazendo um balanço de 2017, nós não teríamos atingido um resultado tão positivo se não fosse a parceria de vossas excelências. Agradeço, prefeito, essa sintonia, parceria, aproximação, que eu tenho certeza que vai perdurar durante os próximos anos, entre Executivo e Legislativo de nossa cidade. Isso é importante e fundamental para que a sociedade ganhe com isso. Temos que aproximar os poderes e trabalhar em consonância para que possarmos retornar o máximo possível em serviços para nossa comunidade”, afirmou.

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1