20171228 DjalmaCorreaPacheco AssinaturaContratosGestaoMetas abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
As metas das dez secretarias municipais, do Gabinete do Prefeito, da Procuradoria-Geral do Município e da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio foram apresentadas no final da tarde desta quinta-feira (28) pelo prefeito Leonardo Pascoal em ampla reunião realizada no Salão Nobre da Prefeitura. No final da apresentação, os titulares de cada uma das pastas assinaram com o prefeito o Acordo de Resultado, documento formal onde cada gestor se compromete com os programas, projetos, obras e ações, definidos em conjunto com a Diretoria de Governança e Gestão, para o ano de 2018.

Antes de apresentar as 112 metas de toda a Administração Municipal, Pascoal agradeceu à Câmara de Vereadores pela parceria estabelecida ao longo de 2017. “Quero cumprimentar os vereadores pela coragem e ousadia de tratar de temas que são importantes para o presente e para o futuro de nossa cidade, não buscando a prática da promoção de discursos demagógicos ou populistas, mas encarando os temas com seriedade e tomando as decisões visando o melhor para nossa comunidade, observando, de fato o interesse público”, elogiou. O prefeito ressaltou que o Legislativo votou, ao longo do ano, 249 proposições, entre Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar e Propostas de Emenda à Lei Orgânica, agradeceu ao presidente Felipe Costella, que deixa o cargo nesta sexta-feira (29), e desejou boa sorte ao novo comandante da Casa, Sandro Severo.

O prefeito seguiu a fala elogiando a equipe de trabalho “enxuta, mas muito qualificada”. “Hoje, neste Salão, está grande parte das pessoas que cuidam das gestões de suas secretarias. São os gestores que têm a missão de entregar serviços públicos para quase 85 mil pessoas diariamente”, afirmou. Fez, ainda, um breve histórico de como as metas foram estabelecidas, ressaltando o profissionalismo dos gestores. “Muito nos orgulhou a forma como foi conduzido esse processo. As secretarias já traziam as metas dentro dos seus setores, departamentos, direções e coordenações, enfim, e isso é demonstração inequívoca de que está se criando uma cultura de governança, que está se enraizando desde o topo do processo decisório até a ponta onde ações são prestadas diretamente a população”, analisou.

Para Pascoal, esse será o maior legado deixado pela atual gestão. “Mais importante que deixar grandes obras ou serviços implantados é a gente deixar no serviço público um legado de cultura de governança, que obrigue os próximos gestores a planejar e a divulgar os resultados para que a sociedade possa companhar. Esteio é pioneiro, primeiro município do Estado que obriga o governo a divulgar metas e prestar conta do andamento das mesmas”, exemplificou ao falar do Modelo de Governança e Gestão do Poder Executivo, lei do Executivo aprovada pela Câmara que racionaliza o uso dos recursos disponíveis e ampliação do desempenho geral do Governo Municipal na entrega de bens e serviços à sociedade, mantendo a qualidade necessária.

Pascoal também frisou que todas as 170 metas estabelecidas para 2017 foram cumpridas ou estão com projetos em andamento para serem atingidas e destacou a economia de R$ 2,1 milhões que todas as secretarias fizeram de janeiro até novembro, na comparação com o mesmo período de 2016 (despesa com água, energia e telecomunicações; material de consumo; locação de bens móveis; locação de imóveis; horas extras e diárias).

Trabalho em conjunto
Em seu último discurso como presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella também falou da parceria entre Executivo e Legislativo e elogiou o trabalho da Administração Municipal. “Tivemos um salto de qualidade, com crescimento dos serviços prestados, que podem ser vistos nos gráficos, nos números, nos dados apresentados. Quero dizer que me sinto honrado em fazer parte destas ações como presidente da Câmara”, discursou. Felipe também destacou o trabalho dos funcionários públicos municipais. “Esses resultados positivos não são só do prefeito, dos secretários, mas fruto do trabalho em consonância dos CCs e servidores do quadro. Acredito que quem ganha com isso é quem está na ponta, que é o contribuinte, e para eles que nós todos trabalhamos”, afirmou.

Destaques
Além da apresentação das metas, foram entregues certificados para as três pastas municipais que se destacaram no Programa de Redução de Custos da Administração Municipal e no Acordo de Resultados 2017.

Redução de custos
1º lugar – Procuradoria-Geral do Município
2º lugar – Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana
3º lugar – Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social

Acordo de resultados
1º lugar – Secretaria Municipal da Administração
2º lugar – Gabinete do Prefeito
3º lugar – Secretaria Municipal de Meio Ambiente


Veja aqui as metas da Administração Municipal para 2018

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1