EntregaBaseComumCurricular 2017A partir do próximo ano, a estruturação do ensino nas escolas de Esteio irá mudar. Será entregue nesta quarta-feira (6), em evento na Câmara Municipal de Vereadores (Rua 24 de agosto, 535), às 13h30min, a Base Municipal Comum Curricular. O documento busca dar acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, independente do local onde estudem. Além disso, com a Base Comum os pais poderão ter uma noção do que os filhos aprendem na escola e se estão acompanhando os demais colegas na aprendizagem.

Entre as melhorias presentes no documento, pode-se destacar a organização do ciclo de alfabetização, que se estende até o 3º ano do ensino fundamental. Com a divisão por fases, o aluno aprenderá no primeiro ano, por exemplo, a fonética de letras e palavras, além de entender como elas são construídas. Com a Base, os alunos de Esteio terão aula, dentre outros temas transversais, sobre Educação Fiscal para compreender o funcionamento de uma administração pública e as responsabilidades de cada cidadão para o desenvolvimento do município. No final do próximo ano letivo será avaliado o desempenho da implantação da BMCC na rede municipal, a fim de identificar pontos a serem corrigidos e promover uma melhoria contínua deste trabalho.

Para o prefeito Leonardo Pascoal, a escolha pela produção do documento, se traduziu em um trabalho árduo por parte da Secretaria Municipal de Educação, mas que permitirá a inserção de especificidades locais, dando uma autonomia maior para professores e escolas definirem o caminho da aprendizagem pelo qual os estudantes passarão. “Quando assumimos a Administração Municipal de Esteio/RS, tínhamos claro que nosso maior desafio, na área da educação, seria elevar o nível de aprendizagem dos alunos. Muito além de índices, a maior necessidade era de qualificar o ensino oferecido em nossa rede municipal. Essa realidade se confronta com as próprias características do sistema de ensino local, marcada por boa infraestrutura das escolas, equipe de profissionais bem organizada e professores com capacidade técnica e formação suficientes”, salientou.

Pascoal falou ainda dos desafios na construção do documento, mas valorizou o empenho de cada profissional. “Ao trocarmos informações com as equipes e avaliarmos o trabalho desenvolvido, percebemos que uma das interferências estava na ausência de um currículo comum nas escolas municipais. Dessa forma, a construção de uma Base Municipal Comum Curricular mostrou-se uma necessidade e optamos por assumir um grande desafio: construir em colaboração com os profissionais de educação da nossa rede, e o resultado foi muito positivo”, afirmou.

O titular da Secretaria Municipal de Educação, Marcos Dal’Bó, comemora a implementação do documento que tornará uniforme o aprendizado nas escolas esteienses. “A Base Municipal Comum Curricular é uma construção positiva e que nos renderá bons frutos a longo prazo. Esteio possui bons profissionais de educação, mas faltava a eles um norteador para qualificar o aprendizado. A partir da observação de questões de aprendizado, colocamos os que melhor qualificam o ensino. Outra questão sobre a Base é que com ela os professores poderão seguir com as didáticas e formas de ensino. A diferença se dá no conteúdo ensinado” comentou o secretário, destacando que este foi um documento construído pelos professores da rede municipal. “Este foi um trabalho de equipe, desenvolvido com muito estudo, dedicação e empenho por parte de nossos professores, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, avaliado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação”.


Lançamento da Base Municipal Comum Curricular
Quando: quarta-feira (6), às 13h30min
Onde: Câmara Municipal de Vereadores (Rua 24 de agosto, 535)

 

Texto: Jean Monteiro