20171205 JeanMonteiro OperacaoIntegradaGGIM abre
Fotos: Jean Monteiro
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Esteio realizou na tarde desta terça-feira (5) uma operação no Bairro Centro em busca de bares ilegais. Na primeira parte da ação, um bar na rua Pedro Lerbach foi autuado por manter máquinas caça-níquéis e ter o alvará de funcionamento vencido. Ao lado do estabelecimento, uma casa de jogos foi descoberta e interditada pelo Corpo de Bombeiros e pelos membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI). Os equipamentos dos jogos de azar foram apreendidos.

O dono do bar recebeu uma autuação e terá que comparecer ao fórum de Esteio para fazer sua declaração sobre o seu envolvimento com o jogo ilegal. No local, foram encontradas seis máquinas. A mesma situação ocorrerá com o gerente da casa de jogos que a operação da GGI interditou. Ao todo, na casa de jogos, 29 máquinas de caça-níqueis foram apreendidas junto a um sistema de videomonitoramento, 10 HDs, 12 Pendrives, 22 mil cartelas de bingo e mais de 100 bolinhas de jogos, além de R$ 482 em espécie. O local contava a capacidade para 573 pessoas e, no momento da ação, aproximadamente 60 pessoas estavam presentes na casa jogando bingo.

A ação faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana para inibir que estabelecimentos irregulares funcionem, além de buscar possíveis práticas ilegais como os jogos de azar. Segundo o titular da SMSMU, Roberto Damasceno, as atividades servem coibir crimes e que possam lesar a população esteiense. “A atividade hoje é um exemplo da importância da ação conjunta entre as forças de segurança e o Poder Público. Temos em nosso planejamento, diversas intervenções do GGI, sejam elas agendadas ou de surpresa”, disse o secretário.

O capitão e o tenente do 34° BPM de Esteio, João Cláudio Lopes e Adriano Rocha, respectivamente, comentaram sobre a ação conjunta e o resultado positivo da ação. “O combate a estabelecimentos deste tipo tem como objetivo defender a população de algo que fere o cidadão. Essas casas muitas vezes usurpam a renda de idosos, que acabam não cuidando da própria saúde para gastar em jogos de azar”, comentou capitão. “A parceria que firmamos é uma boa alternativa para trazer mais segurança para a comunidade esteiense”, falou o tenente.

A GGI-M é uma parceria entre as entidades de segurança atuantes em Esteio e Poder Público como a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Secretaria de Meio Ambiente.


Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1