20171205 EduardoBarattoLeonardi RodaConversa16DiasAtivismo abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
A presidente da ONG Mulheres em Construção, Bia Kern, conduziu, nesta terça-feira (5), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a palestra Empoderamento Feminino. A atividade faz parte da programação do “Movimento 16 Dias de Ativismo Pelo fim da Violência Contra as Mulheres”, que termina nesta semana. O evento é realizado pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM) de Esteio, vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS). A titular da SMCDS, Tatiana Tanara, acompanhou a fala de Bia. 

 

A Mulheres em Construção foi criada como projeto piloto em Canoas em 2006. A organização promove cursos de formação profissional na área da Construção Civil para mulheres, capacitando pedreiras, pintoras, azulejistas, ceramistas, eletricistas e hidráulicas. Além disso, os cursos contam com conteúdos como tolerância, respeito das diferenças individuais e desenvolvimento de consciência social crítica. Em 11 anos, mais de 4 mil mulheres já participaram das atividades da ONG.

 

A última agenda da campanha dos 16 dias de ativismo acontece nesta sexta-feira (8), às 9h, em frente à estação Esteio da Trensurb. Ali será feita uma mobilização para conscientização pelo fim da violência contra a mulher, em uma parceria entre Coordenadoria da Mulher e Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores.

 

O “Movimento 16 Dias de Ativismo Pelo fim da Violência Contra as Mulheres” começou em 25 de novembro de 1991. Essa data foi escolhida em homenagem as irmãs dominicanas Mirabal, também conhecidas como " Las Mariposas", que foram assassinadas pelo ditador Rafael Trujilo. Desde então a data é conhecida como Dia Nacional da Não Violência Contra as Mulheres. Atualmente, a campanha acontece em mais de 150 países e se estende até o dia 10 de dezembro (Dia dos Direitos Humanos), promovendo ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

 

Programação 16 Dias de Ativismo

Sexta-feira (8), 9h
Atividade: Ação de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Local: Em frente à Estação Esteio da Trensurb
Promotoras: Coordenadoria da Mulher e Procuradoria da Mulher (Câmara de Vereadores)

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1