PoloUABEsteioA Universidade Aberta do Brasil (UAB) divulgou, na última quarta-feira (8), o resultado provisório dos candidatos classificados e suplentes do vestibular para Graduação em Letras Português na modalidade a distância (clique aqui para acessar). As 50 vagas disponíveis no polo de Esteio da UAB foram disputadas por 513 candidatos. O resultado definitivo está previsto para sair na próxima sexta-feira (17) e as matrículas estão agendadas para 23 e 24 de novembro.

 

O curso, oferecido em uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), é voltado à formação de professores de língua portuguesa e literaturas na Educação Básica (ensino fundamental e médio). Planejado dentro de uma carga horária de 3.240 horas, a qual pode ser integralizada em no mínimo quatro anos, oito semestres, e no máximo seis anos, isto é, doze semestres.

 

Por ser um curso a distância, o aluno pode realizar seus estudos nos horários que melhor lhe convir, desde que atenda, é claro, à progressão dos componentes curriculares e às datas agendadas pelos professores. Estão previstos encontros presenciais, programados para ocorrer no início e no fim de cada bimestre.

 

A Unipampa foi fundada em 2008. Com sede em Bagé, tem mais de 12 mil alunos distribuídos em 10 campi na região da Fronteira (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana). Em 3 de junho do ano passado, recebeu parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicado no Diário Oficial da União, para a oferta de cursos a distância.

 

O que é o UAB?

O Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

 

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

 

Polo UAB Esteio

Vestibular – Licenciatura em Letras Português (modalidade EAD)

Resultado provisório dos candidatos classificados – clique aqui

Texto: Eduardo Baratto Leonardi