20171106 EduardoBarattoLeonardi CursoAlgemamento abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
Desta segunda-feira (6) até o sábado (11), 39 agentes da Guarda Municipal de Esteio vão participar do curso Técnicas de Abordagem e de Algemação. A capacitação, com 30 horas de aulas, será realizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), junto ao Seminário Claretiano e é ministrado pelo Centro de Treinamento de Técnicas e Táticas Especiais (CTTE) de Porto Alegre.  Os guardas foram divididos em turmas, de modo a manter efetivos da força de segurança pública em suas atividades pelo Município. Além dos guardas, participam do curso dois integrantes do Pelotão de Operações Especiais do 34º BPM.

 

Misturando teoria e prática, a atividade passa informações para que os agentes possam ter mais eficiência e segurança em caso de necessidade de imobilizar indivíduos e para colocar as algemas. Técnicas de low light, ou seja, de como agir em locais com baixa luminosidade, também fazem parte do conteúdo do curso. Os recursos para a realização da capacitação foram obtidos com a apresentação de um projeto ao Fundo de Penas Alternativas do Judiciário.

 

Ao longo de 2017, os guardas municipais já acompanharam diferentes formações, como, por exemplo, o curso preparatório para uso de armas não-letais, modelo Spark (mais conhecidas como “arma de choque”) e treinamento de tiro com armas de fogo. Outra recente melhoria foi o início do uso de radiocomunicadores, em março, e a ampliação do número destes equipamentos, em outubro, facilitando a troca de informações entre os agentes e agilizando o atendimento à comunidade.

 

A adoção do programa Guarda Mais Presente, coordenado pela SMSMU, promoveu uma reestruturação da Guarda, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes. Esteio hoje conta com 42 agentes da GM, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

gallery1 gallery1 gallery1