20171028 CristianeFranco PareceriaPrefaSenai Abre
Fotos: Cristiane Franco
A parceria firmada entre a Administração Municipal esteiense e o Centro de Formação Profissional Senai Nilo Bettanin, de Esteio, vai garantir a vistoria nas instalações de gás em todos os prédios públicos do Município, incluindo as 23 escolas da rede pública. O trabalho será realizado pelos integrantes do curso Técnico em Sistemas a Gás, sob a supervisão do instrutor do Senai Luis Pedroso. A primeira visita técnica aconteceu na manhã de sábado (28), na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU). O grupo foi recepcionado pelo prefeito Leonardo Pascoal e pelo vice-prefeito Jaime da Rosa no Salão Nobre da Prefeitura.

 

Durante a conversa, Pascoal ressaltou a importância do trabalho que será desenvolvido pelos alunos e instrutores, especialmente pelo objetivo da ação. “A nossa administração sempre será parceira dessas iniciativas que proporcionem a qualificação dos estudantes do ensino profissionalizante na nossa cidade e que venham ao encontro das nossas necessidades. A proposta do Senai com este trabalho garante ao Município uma melhoria significativa dos espaços de trabalho, aumentando a segurança dos nossos servidores, bem como a dos usuários”, afirmou. “O Senai é uma instituição parceira do município e nós, enquanto gestores, precisamos fomentar a formação de mão de obra capacitada e que atenda a demanda na cidade”, completou.

 

Acompanhados do vice-prefeito, os 15 alunos vistoriaram detalhadamente as instalações de gás existente no refeitório da SMOSU, começando pelo posicionamento do principal botijão que abastece a cozinha industrial. Em seguida, o grupo avaliou o posicionamento e as condições do fogão, seguindo para o espaço onde está localizado um forno de grande porte. “Todas as situações apontadas e as sugestões dadas pelo grupo serão acatadas pela Administração Municipal. Este é um espaço onde circulam mais de cem pessoas, diariamente, além do pessoal que trabalha preparando as refeições. Um levantamento técnico como esse é fundamental para que a gente possa ajustar o que for preciso para garantir a segurança de todos”, disse Jaime. “São pequenos reparos, de baixo custo, que podem evitar consequências bem sérias no ambiente de trabalho”, afirmou.

 

O professor Luís Pedroso falou da satisfação da entidade com a parceria entre a Prefeitura. “Será uma excelente oportunidade para que nossos alunos coloquem em prática o que aprendem durante as aulas. É um trabalho preventivo com uma relevância muito grande para os ambientes públicos. O que estamos desenvolvendo aqui é um levantamento técnico que vai refletir diretamente na segurança do trabalho das pessoas. São muitos os incidentes provocados com o gás e sempre com grandes proporções e efeitos graves, que podem ser prevenidos com vistorias periódicas”, explicou.

 

Após o levantamento, o grupo enviará um relatório final para a SMOSU contendo os principais pontos vulneráveis verificados na vistoria. As vistorias nas escolas municipais devem começar a partir da próxima semana, conforme cronograma organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Senai.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1