PremioGestoPublica2017Os programas Conta Comigo, Educação Fiscal e Guarda Mais Presente da Prefeitura de Esteio estão entre os finalistas do Prêmio Gestor Público (PGP). Os nomes dos municípios finalistas foram divulgados no dia 18 de outubro. A iniciativa é promovida pela categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual (Afisvec).

 

A entrega da premiação ocorre no dia 7 de novembro, às 19h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A comissão julgadora do PGP 2017 foi composta por representantes do Sindifisco-RS, da Afisvec, da Assembleia Legislativa, do Banrisul, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), da Associação dos Juízes do RS (Ajuris), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), do Programa Gaúcho da Qualidade e da Produtividade (PGQP) e da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul.

 

PGP 2017 – municípios finalistas

Alecrim, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Capão Bonito do Sul, Charrua, Cotiporã, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Feliz, Garibaldi, Guaporé, Igrejinha, Lajeado, Maratá, Marau, Monte Belo do Sul, Nova Petropólis, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Vera Cruz, Rolante, Santa Cecília do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Paulo das Missões, Três Arroios, Tupandi, Venâncio Aires.

 

Sobre os programas esteienses finalistas

 

Conta Comigo

O Conta Comigo foi lançado em 20 de fevereiro. É conduzido SMCDS e tem como objetivo atrair e capacitar voluntários para atuarem em diferentes ações realizadas na cidade. Após a capacitação, a SMCDS analisa o perfil dos voluntários e os encaminha, de acordo com as suas competências e habilidades, para atividades realizadas por órgãos municipais e entidades parceiras. Para se inscrever no Conta Comigo é necessário preencher o formulário disponível no site da Prefeitura, que pode ser acessado em um botão no menu vertical direito da página ou pelo endereço bit.ly/contacomigoesteio. Podem se cadastrar, pessoas com mais de 18 anos, interessadas em participar de ações voluntárias em Esteio e que possam participar de capacitações. No mesmo link, entidades podem fazer a solicitação de voluntários para suas ações.

 

Programa Municipal de Educação Fiscal 

O Programa Municipal de Educação Fiscal tem como objetivos sensibilizar o cidadão quanto à função socioeconômica dos tributos e o compromisso social; proporcionar conhecimentos sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos ; e evidenciar a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção de políticas públicas e a melhoria das condições de vida dos cidadãos. O programa é realizado, sobretudo, nas escolas, com diferentes atividades que têm como objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma como o poder público usa os valores arrecadados.

 

Guarda Mais Presente

Em fevereiro de 2017, a adoção do programa Guarda Mais Presente, coordenado pela SMSMU, promoveu uma reestruturação da Guarda, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes. Esteio hoje conta com 42 agentes da GM, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.