20171005 CristianeFranco JovensEmbaixadoresSaneamento abre
Fotos: Cristiane Franco
Estudantes de escolas da rede básica de ensino de Esteio passaram a integrar o Projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico, lançado na manhã desta quinta-feira (5), em solenidade realizada na Fazenda Quinta da Estância, em Viamão. Desenvolvido através de uma parceria entre Corsan e o espaço ecológico, o projeto conta com a participação dos nove municípios que integram o programa de universalização do esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre. O prefeito Leonardo Pascoal participou da solenidade que contou, ainda, com a participação do diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser, e o diretor de Saneamento Básico da Secretaria Estadual de Obras e Saneamento, Jean Bordin.

O projeto, segundo Presser, tem como principal objetivo promover uma consciência de futuro sobre a preservação dos recursos hídricos e a importância do saneamento básico para a vida das pessoas. “O que estamos apresentando hoje, neste espaço, são ações de conscientização para o futuro das novas gerações, para que daqui 50 anos as pessoas continuem tendo acesso à água potável”, disse. O dirigente salientou, ainda, que todo o investimento que será feito para a universalização do esgotamento sanitário nos municípios da região metropolitana, tem como principal meta, a segurança hídrica para a população.

O prefeito Leonardo Pascoal falou da satisfação de integrar um projeto importante de formação cidadã, como o proposto pela Quinta da Estância e Corsan. “O projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico proporciona um espaço importante de consciência ambiental aos nossos estudantes o que certamente resultará, no futuro, em cidadãos responsáveis e comprometidos com o seu espaço. É um projeto que merece todo o nosso apoio”, afirmou.

Jovens Embaixadores do Saneamento Básico
As atividades do projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico foram apresentadas às autoridades durante a realização da segunda etapa, programada para acontecer no mesmo período da Semana Interamericana da Água, que se estende até o dia 7 de outubro. O objetivo do programa é sensibilizar os jovens para a importância do saneamento e o papel de cada um na preservação dos recursos hídricos.

Nessa fase, que envolve alunos das escolas municipais de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, participaram 3,3 mil alunos de 74 escolas. De Esteio, as representantes da rede municipal são os Centros de Educação Básica Eva Karnal, Dulce Moraes, Maria Lygia e Vila Olímpica. Durante a Semana do Meio Ambiente, na primeira etapa da iniciativa, foram atendidos mais de 3 mil alunos da rede estadual de ensino.

No projeto, desenvolvido pela Quinta da Estância e patrocinado pela Corsan, as turmas escolares são desafiadas a criar uma 'Bandeira do Saneamento Básico' com os compromissos assumidos e que podem ser multiplicados em suas casas e comunidades. As bandeiras serão levadas para as escolas com o objetivo de sensibilizar os demais alunos, familiares e vizinhos sobre a importância da água e do saneamento na vida das pessoas. Os participantes receberão o Certificado de Jovens Embaixadores do Saneamento Básico, com orientações e informações sobre como podem participar ativamente do processo.

Os nove municípios integram o projeto da Corsan de universalização do esgotamento sanitário na Região Metropolitana de Porto Alegre em 11 anos. Com isso, visa a modificar a realidade na região com maior densidade populacional do estado, e contribuir para a melhoria de dois dos 10 rios mais poluídos do Brasil.

 

Texto: Cristiane Franco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1