20171004 DjalmaCorreaPacheco LancamentoSejaDigital abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
O prefeito Leonardo Pascoal participou na manhã desta quarta-feira (4) da solenidade de lançamento da Campanha Seja Digital no Rio Grande do Sul, promovida pela entidade não governamental com mesmo nome, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. A cerimônia foi realizada no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, na Capital.

Representado os 16 municípios gaúchos que assinaram o termo de cooperação com a Seja Digital, Pascoal recebeu, simbolicamente, um kit com conversor e antena, equipamentos que precisam ser instalados nos aparelhos televisores que não tem recepção digital integrada. Esteio se integrará com a Seja Digital em ações coordenadas de informação, sensibilização e preparo da população, prioritariamente de baixa renda, inscrita no CadÚnico, para o processo de transição e implementação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SVTVD). “Temos que trabalhar em conjunto para que o maior número de pessoas tenha acesso ao sinal digital já no dia que o sistema analógico for desligado, garantindo a todos o direito da informação e entretenimento com melhor qualidade”, afirma.

No dia 31 de janeiro de 2018, o sinal analógico de televisão será desligado na cidade de Porto Alegre e em mais 88 municípios do entorno. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo aos programas de TV, todas as residências precisarão ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

A Seja Digital é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV Digital para famílias de baixa renda.

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, podem agendar a retirada de um dos mais de 430 mil kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto que serão distribuídos. Para isso, o interessado deve acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos e fazer o agendamento. Conforme o presidente da Seja Digital, a entidade tem recebido em torno de 3 milhões de ligações por mês.

Assinaram o termo de cooperação nesta manhã prefeitos e representantes das prefeituras de Balneário Pinhal, Esteio, Viamão, Porto Alegre, São Leopoldo, Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Farroupilha, Gravataí, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Arroio do Meio, Caxias do Sul e Imbé.

 

gallery1 gallery1 gallery1